Eleição da UFMA: Natalino Salgado mostra sua força mais uma vez
O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, mostrou mais uma vez sua força política ao garantir a vitória na Consulta Prévia para reitor e vice-reitor com Fernando Carvalho e Leonardo Soares.
Esta é a quinta vitória seguida de Natalino Salgado, desde 2007, quando venceu a primeira vez e consequentemente foi escolhido reitor.
Depois ele venceu em 2011, 2015 a vitória veio com Nair Portela para reitora e Fernando Carvalho para vice-reitor. Em 2019, Natalino voltou a vencer e agora em 2023.
Com a dupla vitória, Natalino Salgado deixa de forma definitivamente seu nome na história da Universidade Federal do Maranhão como a personalidade mais influente na instituição do século XXI.
Natalino Salgado ainda terá quatro meses como reitor e vai entregar várias obras, aumentando seu legado.
Depois, Natalino passará o bastão para Fernando Carvalho e Leonardo Soares em novembro, que devem ser nomeados pelo presidente Lula. Em seguida, ele deve tirar uma merecida férias e certamente vão ser curtas, pois vários vão ser os convites para ele assumir cargos seja na UFMA, Prefeitura de São Luís, Governo do Maranhão ou Governo Federal.
Natalino completará 77 anos no próximo dia 25 de julho, e apesar de estar aposentado das salas de aula, ele vai manter sua atuação na pesquisa contribuindo com a sociedade, na literatura como membro da Academia Maranhense de Letras e na medicina através do seu hospital, Cenefron.
Ainda cabe destacar que Natalino Salgado além de ter vencido com Fernando Carvalho e Leonardo Soares, ainda emplacou Zefinha Bentivi na lista tríplice para vice-reitor, uma vez que ela terminou em segunda lugar.
O resultado final deixa clara a supremacia que Natalino exerce na UFMA.