Conselho Seccional da OAB/MA, em sessão histórica, homologa lista sêxtupla do Quinto Constitucional

Em um dia histórico para a advocacia maranhense, o Conselho Seccional da OAB/MA, após indicação de 12 nomes (06 advogadas e 06 advogados) pela classe, votou e homologou os seis representantes da advocacia que comporão a lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça. Entre os escolhidos, respeitados os critérios da paridade e das cotas raciais.

Compondo a lista Sêxtupla: Lorena Saboya Vieira Soares (53 votos), Josineile de Sousa Pedroza (51 votos), Ana Cristina Brandão Feitosa (44 votos), Flávio Costa (50 votos), Hugo de Assis Passos (40 votos, atendo quesito cota racial), e Gabriel Costa (35). “Não existe advocacia fortalecida com uma OAB fragilizada, a nova consulta a advocacia foi a oportunidade para a advocacia se integrar ainda mais junto à instituição”, afirmou Kaio Saraiva.

Após ampliar o sistema de segurança, optando por uma plataforma de votação desenvolvida pela Universidade de Havard, a nova consulta à advocacia, a sabatina dos candidatos e a votação para a lista sêxtupla aconteceram em clima tranquilo, integrando ainda mais a classe.

Metodologia

A OAB/MA fez história e pela primeira vez a advocacia foi ouvida diretamente e a paridade e as cotas raciais respeitadas. O dia começou com a sabatina aos 12 candidatos ao Quinto Constitucional votados pela advocacia maranhense. Cada qual teve dez minutos para se apresentar e depois respondiam uma pergunta sorteada pela Comissão de Direito Eleitoral. Presentes na plateia: conselheiros federais, seccionais, presidentes de subseções e membros vitalícios.

A votação foi dividida em etapas: na primeira, o Conselho escolheu dentre os três representante negros (2 homens e uma mulher). O mais votado foi o advogado Hugo Passos, que foi o primeiro nome escolhido para compor a lista sêxtupla, a ser enviada ao TJMA.

Na segunda e última etapa, respeitando a paridade, os conselheiros e presidentes vitalícios votaram em 03 mulheres e 02 homens. Os mais votados foram: Lorena Saboya Vieira Soares (53 votos), Josineile de Sousa Pedroza (51 votos), Ana Cristina Brandão Feitosa (44 votos), Flávio Costa (50 votos), Gabriel Costa (35 votos), e mais Hugo de Assis Passos (40 votos) atendo quesito cota racial. O processo foi encerrado com a homologação do Conselho Seccional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *