Juiz Roberto Veloso é promovido a desembargador federal do TRF-1

A partir desta sexta-feira, 28 de abril, o juiz federal Roberto Veloso com larga atuação no Maranhão, passa a ser desembargador federal do TRF-1. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, após assinatura do presidente Lula. A escolha se deu pelo critério de merecimento, o piauiense integrava uma lista de nove nomes, onde sete foram escolhidos, outros seis foram escolhidos pelo critério de antiguidade. Ainda ficam em aberto, três vagas destinadas aos membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil pelo quinto constitucional.

Roberto Veloso é natural de Teresina, mas foi no Maranhão que fez carreira jurídica ao atuar como promotor de Justiça. Também foi juiz eleitoral. E atualmente estava na 1ª vara federal em São Luís e presidia a Associação Nacional dos Juízes Federais.  Em 2020, chegou a ser especulado para disputar a eleição da Prefeitura da capital maranhense pelo partido Novo, mas nunca tratou do tema de forma pública.

Além de Roberto Veloso foram escolhidos: Foram escolhidos os juízes federais Marcelo Velasco Nascimento Albernaz (SJDF), Kátia Balbino de Carvalho Ferreira (SJDF), Antônio Oswaldo Scarpa (SJBA), Leão Aparecido Alves (SJGO), Newton Pereira Ramos Neto (SJDF) e Candice Lavocat Galvão Jobim (SJGO).

Para as seis vagas a serem preenchidas pelo critério de antiguidade foram eleitos os juízes federais Solange Salgado da Silva (SJDF), Marcus Vinícius Reis Bastos (SJDF), Rui Costa Gonçalves (SJDF), Urbano Leal Berquó Neto (SJGO), Nilza Maria Costa dos Reis (SJBA) e Euler de Almeida Silva Júnior (SJGO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *