Ilê Amãhousú, uma casa de tambor de mina no Paraíso
Em 04 de Dezembro de 1999, no bairro do Residencial Paraíso em São Luís, foi fundado o “Ilê Ewé Omo D’Òsányín Amãhousú” , casa de tambor de mina da nação Nagô-vodun, tendo como pai e fundador o Sr. Mariano Frazão.
O terreiro tem como voduns regentes Òsányín e Oyá, suas festas principais acontecem no mês de Agosto e Dezembro, elas são para: São Benedito, São Roque e Santa Bárbara.
A casa é oriunda da Tenda São Jorge do Jardim de Oeira(Casa Fanti Ashanti) o Vodunsu Hunsúdahou(pai da casa), teve como seu iniciador Euclides Talabyan, grande nome no que diz respeito à religião de matrizes africanas no estado do Maranhão.
O Ilê Amãhousú por sua vez realiza: Baião de princesas, Bancada e o Boi de encatado “Estrela da Trindade”, boi chefiado por Zé de légua, entidade de pai Mariano.
O tambor de mina no Ilê Amãhousú segue aqui que é determinado pelos voduns, entidades que comandam o local e a vida de seus filhos.
Conhecida também como “Casa das folhas” o terreiro contribui dia a pós dia para manter a tradição do Tambor de Mina e preservação do culto.