Gás veicular será comercializado a partir do segundo semestre de 2023 em São Luís

O Maranhão é um dos maiores produtores de gás natural do país e agora a população maranhense terá a oportunidade de usufruir de uma parcela do que é extraído das terras de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes. Em parceria com a Eneva, o Governo do Maranhão vai comercializar a partir de agosto desse ano, o gás veicular, o qual ainda será em caráter experimental, ou seja, um projeto piloto para a comercialização em larga escala a partir de 2024.

O presidente da Gasmar, Allan Kardec, informou ainda será escolhido o posto que será o primeiro a comercializar o gás veicular e o segmento que será beneficiado, muito provavelmente, taxistas e/ou motoristas de aplicativo.

A instalação dessa bomba que vai revender gás natural está sendo viabilizada por meio da parceria desenvolvida entre Eneva, Suzano, Vale e Governo do Maranhão que vão garantir a comercialização de gás veicular a partir de 2024 em larga escala para São Luís e Imperatriz.

Em São Luís, o projeto está sendo desenvolvido com a Vale, onde a Gasmar está construindo um gasoduto de 4 km na região do Porto do Itaqui e por conta da troca da matriz energética vai utilizar 250 mil metros cúbicos de gás natural por dia e uma pequena parcela, cerca de 10 mil metros cúbicos diários  vão ser destinados a comercialização para veículos.

Já em Imperatriz, a iniciativa é da Suzano que fará um pequeno gasoduto na região que está instalada a fábrica. A demanda na região tocantina será menor, totalizando cerca de 150 mil metros cúbicos diários, e também cerca de 10 mil metros cúbicos para os veículos.

Tanto Vale e Suzano estão fazendo essa mudança, pois se comprometeram a utilizar combustíveis que trazem menos danos ao ambiente. O gás natural tem a queima mais limpa, sem fuligem e com menor geração de CO2, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar, assim como dispensa tratamentos químicos de refinaria, que agridem o meio ambiente.

A Eneva será responsável pelo transporte do gás natural da região de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes para São Luís e Imperatriz. Cerca de 15 caminhões são necessários para transportar os 250 mil metros cúbicos.

Atualmente a Eneva consegue produzir 8 milhões de metros cúbicos por dia nos campos de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, e praticamente toda essa produção vem sendo utilizada pelas termelétricas. Portanto, a capacidade atual é mais do que suficiente para atender a demanda da Vale, Suzano e veículos.

Gasoduto

A viabilização do gás veicular nos moldes apresentados, impede uma grande montagem de rede de postos credenciados para oferecer o produto. Por isso, outro grande projeto está sendo desenvolvido em paralelo.

A Eneva e o Governo do Maranhão vão construir um gasoduto de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes até São Luís com cerca de 300 km, o projeto tem uma estimativa de custo de R$3 bilhões e três anos para conclusão, após iniciadas as obras.

De forma concomitante a construção do gasoduto, um terminal será montado no Porto do Itaqui, o que deve custar R$1 bilhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *