Dr. Gutemberg realiza homenagem a grande pesquisadora Zelinda Machado

O médico e vereador, Dr. Gutemberg, prestou uma grande homenagem, com moção de aplausos e congratulações,
à folclorista e pesquisadora Zelinda Machado de Castro e Lima.

A homenagem foi realizada na Sala Vip da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores e demais autoridades. O evento contou ainda com uma apresentação cultural do Boi de Maracanã.

Dr. Gutemberg destacou que a homenagem é um reconhecimento à contribuição que a pesquisadora Zelinda prestou para consolidar a cultura popular maranhense.

“É com grande orgulho que concedo essa moção à folclorista e grande pesquisadora Zelinda. A sua incansável dedicação à preservação e valorização da cultura popular maranhense é exemplo para todos. Sua pesquisa e trabalho árduo são verdadeiros tesouros para nossa comunidade. Essa é uma pequena demonstração de gratidão por sua contribuição valiosa para a nossa sociedade”, disse Dr. Gutemberg.

A homenageada, que ficou muito emocionada com o reconhecimento de seu trabalho, agradeceu o momento especial.

“Eu agradeço ao Dr. Gutemberg e a todos os vereadores que passaram por esta Casa por lembrar de uma pessoa tão idosa, mas que ainda consegue fazer alguma coisa”, disse Zelinda Machado.

A vice-prefeita da capital, Esmênia Miranda, que participou do evento, falou sobre o trabalho de Zelinda Castro e de sua representatividade para a cultura do Maranhão e para todas as mulheres.

“Nós mulheres temos muitos espaços para ocupar e Dona Zelinda, com a sua história, nos dá esse exemplo, de que não devemos ficar em nossas bolhas e devemos ir muito além. Eu agradeço por participar deste momento e poder falar mais uma vez sobre Dona Zelinda e sobre todo o material de pesquisa que ela deixou, de toda a sua obra, que tem a cara de nosso Maranhão”, disse Esmênia Miranda.

Dona Zelinda – trajetória

Em sua carreira profissional, Zelinda Castro esteve à frente de órgãos públicos que fomentam a cultura. Foi secretária adjunta de Cultura do Estado, fundou e presidiu a Empresa Maranhense de Turismo (Maratur), onde foi diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, da Casa de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e coordenou o Fundo Rotativo do Artesanato do Maranhão.

A cultura popular também está presente em todos os seus livros e foi a homenageada que promoveu a primeira apresentação de um Bumba Meu Boi dentro do Palácio dos Leões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *