Roberto Costa participa da abertura do FIRA BRASIL 2023, copa mundial de robótica

Na manhã desta quinta-feira (20), o deputado Roberto Costa participou, juntamente com a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale, com o governador Carlos Brandão e com a diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz, da abertura oficial da etapa Maranhão do FIRA BRASIL 2023, no Golden Shopping, em São Luís. O FIRA BRASIL é considerado o maior campeonato de robótica do país e tem a finalidade de classificar 16 equipes de todo o Brasil para participar anualmente do FIRA ROBO WORLD CUP, a Copa do Mundo de Robótica.
De acordo com a presidente Iracema, Roberto Costa esteve representando a Assembleia Legislativa por ser “oriundo de escola pública, ativista dos movimentos estudantis, além de ser engajado na organização desses eventos e um deputado que é envolvido em tudo que se refere ao aprendizado e ao crescimento dos jovens nas mais diversas áreas da educação”, ressalta.

“Estou muito feliz de participar desse evento porque sei da importância que a robótica tem hoje dentro da educação, dentro das escolas. São 64 escolas públicas participando, isso significa dizer que a educação pública está sendo fortalecida pelo nosso governador Brandão. E eu vejo, governador Brandão, o seu compromisso com a educação, a sua motivação em participar de eventos tão promissores e importantes para nosso estado”, destaca Roberto Costa.

No Maranhão, estão participando 16 escolas privadas e 64 escolas públicas e o objetivo do evento é levar o espírito da ciência e da tecnologia à geração jovem, além reunir pesquisadores qualificados e estudantes de diferentes origens para um novo e crescente campo interdisciplinar de robôs autônomos inteligentes. Duas escolas das redes estadual e municipal de Bacabal participam da copa. São os alunos da U.E. Francisco Vieira Lins e do IEMA Pleno.

“Esse envolvimento de todos se torna cada vez mais necessário para que se possa desenvolver a robótica nas escolas, fortalecer a nossa formação de profissionais e o nosso desenvolvimento. A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, está de parabéns por esse trabalho. Sei do seu compromisso, da sua luta, para que a gente possa cada vez mais ampliar o papel do IEMA dentro dos municípios do Maranhão, bem como ampliar o papel dos nossos 42 deputados e fortalecer a qualificação profissional que é fundamental para a nossa juventude”, finaliza.

Para os participantes Douglas Pinheiro, professor na escola U.E. Francisco Vieira Lins e a aluna Isabele Viana, do IEMA, ambos de Bacabal, a expectativa é muito grande para todas as modalidades. “Estamos ansiosos para começar as provas e o objetivo é vencer. Os alunos buscaram e conseguiram alcançar bons resultados”, disse Douglas. “É muito emocionante estar participando de um evento dessa proporção, porque é uma grande oportunidade para nós, estudantes de escola do estado, de poder viajar o mundo através da robótica”, destacou Isabele.

O IEMA tem participado da FIRA desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a 3ª melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coreia do Sul, como a 2ª melhor equipe de robótica do mundo. Em 2021, veio o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *