Comissão Eleitoral da OAB diz que divulgação da Pesquisa Econométrica é irregular e solicita o valor e quem a contratou

O Instituto Econométrica está mais uma vez envolvido em polêmica. Após, o caso de 2018, quando um estatística já falecida “assinou” uma pesquisa e em 2022 quando divulgou números de um estudo não registrado na disputa pela presidência da OAB/MA, agora publicizou dados de outra pesquisa não registrada na Comissão Eleitoral da OAB do Maranhão. Diante do fato, que visa beneficiar supostamente a candidata ao Quinto Constitucional, a advogada Ana Brandão, ela foi notificada, assim como a empresa, para retirar em um prazo de até duas horas, toda as postagens relacionadas ao fato.

“Adianta-se que a própria Empresa Econométrica já era sabedora desse dispositivo desde a eleição pretérita para Presidente da OABMA, quando não registrou pesquisa eleitoral e liberou seu resultado para divulgação em blogs de grande circulação.

Em relação à Candidata beneficiada, ela também é sabedora do dispositivo que proíbe tal divulgação, até porque a Chapa em que era Candidata ao Conselho Federal foi quem requereu a retirada das publicações e abertura de processo de cassação contra a Chapa opositora”

A Comissão Eleitoral da OAB, presidida por Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, ainda afirma em decisão divulgada de forma ampla e universal, que caso não seja cumprida a determinação, existe a possibilidade de  “eventual abertura de processo de cassação de candidatura, por conduta vedada ao processo eleitoral”.

Por fim, ainda foi exigido que a Econométrica deverá “informar à Comissão Eleitoral o valor da pesquisa e quem foi quem a contratou”.

Faltando dois dias para a eleição dos 12 advogados que vão compor a lista a ser enviada para o Conselho estadual da OAB a fim de formação da lista sêxtupla, qualquer pesquisa estaria na condição de irregular, pois “é vedada no período de 15 (quinze) dias antes da data das eleições, a divulgação de pesquisa eleitoral”. 

1 thought on “Comissão Eleitoral da OAB diz que divulgação da Pesquisa Econométrica é irregular e solicita o valor e quem a contratou

  1. Essa pesquisa beneficia muitos candidatos, sem dúvidas os candidatos que mais foram no interior foram a dra. ana brandão e o dr. vilas boas, nem quem mora no interior viajou como eles viajaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *