Mulheres ganham cada vez mais espaço na construção civil

As mulheres estão conquistando o seu espaço a cada dia no mercado de trabalho, com muita determinação e dedicação, elas são exemplos que não existem funções determinadas por gênero. Hoje 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer algumas delas que representam o setor da construção civil.

Dados do Ministério do Trabalho de 2020 apontam que 216,3 mil postos com carteira assinada são ocupados por mulheres na construção civil no Brasil. Um número ainda modesto é verdade, mas que representa um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.

Algumas respostas para o aumento da participação das mulheres nos canteiros de obras estão no estudo “Engenharia, trabalho e relações de gênero na construção de habitações”, lançado pela Fundação Carlos Chagas em 2019.

A pesquisa indica que o convívio entre os dois sexos na construção de edificações teria se intensificado a partir de 2005, com o início do período de maior crescimento da construção civil. Uma conclusão é de que a mudança de cenário pode ter sido favorecida pela percepção de que as condições de trabalho já não são tão duras nos canteiros, em virtude da tecnologia.

O estudo confirma que não faltam estudantes e profissionais dispostas a percorrer todas as etapas necessárias para se legitimarem como pedreiras, pintoras, engenheiras, arquitetas e técnicas de segurança, por exemplo. No entanto, a pesquisa também confirma a resistência da aceitação da autoridade técnica e da posição hierárquica das mulheres por parte dos mestres, encarregados e demais operações.

Como forma de quebrar esse paradigma e reforçar a importância da mulher neste ambiente, a Dimensão Engenharia realizou um evento todo dedicado a elas. O proprietário da empresa Antônio Barbosa falou sobre o papel da mulher na sociedade.

“Todos os dias vocês realizam multitarefas como mulheres, mães, filhas, funcionárias. O que mais admiro é a capacidade em fazer tudo com muita dedicação, gentileza e compromisso. Não é fácil, mas vocês são exemplos de que podemos melhorar a cada dia a nossa sociedade. Parabéns!”, afirmou.

A pesquisa “O Lado Feminino do Mercado Imobiliário”, lançada em 2021, expõe alguns dados interessantes, como 93% das mulheres acreditam que estão conquistando espaços significativos no mercado imobiliário; atualmente, as mulheres têm atuado nas mais diversas atividades da construção civil. São engenheiras e arquitetas, mas também pedreiras, serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, técnicas em edificações e segurança do trabalho, entre outras funções. E, por serem, em geral, bastante detalhistas, possuem um olhar crítico e atencioso e estão sempre focadas. Com tantas qualidades, elas têm se destacado pela eficiência no serviço prestado.

 “Trabalho na empresa há mais de 25 anos, cheguei aqui sem saber nada e hoje me sinto realizada com tanto conhecimento adquirido nesse tempo. Gosto da área que atuo e fiz várias amizades aqui. Quero agradecer ao seu Barbosa pela oportunidade, que me possibilitou a viajar e conhecer outros lugares. Pretendo crescer nesse mercado, estou fazendo curso para auxiliar de pedreiro e tenho certeza que será o começo de uma caminhada ainda mais incrível. Apesar de encontrarmos resistência na construção civil, por sermos mulheres, quero deixar registrado meu incentivo para que não desistam dos seus sonhos”, ressaltou a servente da Dimensão Engenharia, Teresa Cristina Monteiro Santos.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 2021, no Maranhão o percentual de mulheres ocupadas em empregos formais era de 2,8% na indústria e de 0,8% na construção civil.  Com o intuito de capacitar e ampliar a participação das mulheres no mercado de trabalho, a startup maranhense “Ela faz” vem qualificando e inserindo-as no setor, desde 2020. É o que explica a CEO da empresa, Lívia Viana.

“Inicialmente a startup realizava a intermediação da mão de obra de mulheres para mulheres, com foco em áreas operacionais com predominância masculina (pequenos reparos, instalação elétrica e hidráulica, entre outras). No entanto, com a falta de mão de obra qualificada no mercado, passamos a qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2021 formamos mais de 200 profissionais entre pedreiras, pintoras, eletricistas e montadoras de móveis. Em 2022 esse número subiu para mais de 300 mulheres qualificadas por meio de cursos e oficinas. E não vamos parar por aí, em 2023 nosso objetivo é a capacitação e inserção no mercado de trabalho de mais de 1.000 mulheres”, enfatizou a empresária.

Para encerrar, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCOM-MA), Fábio Nahuz, parabeniza as mulheres não apenas pelo seu dia, mas por toda a sua dedicação e profissionalismo durante todo o ano.

“Vocês são exemplos de empenho, capacidade e força diária para não desistir dos seus objetivos. Hoje é dia de homenageá-las e de agradecer o comprometimento e a versatilidade que demostram em suas trajetórias de vida. Tenham a certeza que o crescimento do nosso setor só foi e é possível, por causa de vocês”, destacou Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *