Governo do Estado executa contenção de muro desabado no Centro Histórico após fortes chuvas

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão isolou a área no entorno do muro desabado no acesso à Rua Pedro II, no Centro Histórico, na manhã desta quarta-feira (22). Parte da estrutura erodiu após as fortes chuvas que têm ocorrido ao longo da semana e que se intensificaram na madrugada. Em ação imediata, o Governo do Estado destacou as equipes, que interditaram o trecho e seguiram com os serviços de contenção da estrutura e remoção de entulho. Representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) acompanharam as ações, que integram o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas (CPAV) .

“As equipes do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas já estão agindo para evitar maiores transtornos na praça Dom Pedro II, local de grande movimentação. Já acionamos todos que podem contribuir para restaurar o muro que desabou devido às chuvas intensas”, disse o governador Carlos Brandão.

Titular da Sinfra, Aparício Bandeira comentou sobre os serviços. “Prontamente, o Governo do Estado tomou as devidas providências e a Sinfra deslocou as equipes para amenizar os problemas ocorridos com esse sinistro. Vamos fazer um serviço total de escoramento e isolamento da área para partimos, urgentemente, com projeto para resolver o problema de forma definitiva”. 

“Foi uma saturação, por conta das intensas chuvas da madrugada de hoje e que já vinham ocorrendo. A água penetrou na estrutura que, ao se expandir, causou o rompimento. Temos a determinação do governador Carlos Brandão de resolver, o mais breve possível, essa ocorrência”, completou o secretário.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Célio Roberto de Araújo, orientou os trabalhos preventivos no local. “Fizemos a contenção para que não haja agravamento. Com o perímetro já isolado, evitamos que haja movimentação de veículos e pessoas, afastando o risco de acidentes. Nossas equipes permanecem no local enquanto durar a intervenção. A princípio, acreditamos que o rompimento pode ter sido em razão das intensas chuvas, que infiltraram na estrutura, causando o colapso. Tomamos providências para reforçar e reconstruir a estrutura e, com isso, estabilizar completamente o muro e o trecho acima do piso, onde há trânsito de pessoas”, informou Célio Roberto.

Superintendente do Iphan-MA, Mauricio Itapary acompanhou as intervenções. “Recebemos a informação do ocorrido e de pronto nos deslocamos para avaliação dos serviços. A Sinfra irá fazer uma análise geral e nos apresentará um projeto estrutural, contando com o nosso acompanhamento técnico. É um trabalho minucioso, no qual temos como prioridade a segurança da população. Para que possamos liberar esse acesso, temos que ter a certeza de que esse problema não ocorrerá novamente”, ressaltou Itapary.

O trecho alvo do desabamento é um importante ponto histórico da capital e do Maranhão. Início da Rua Pedro II, serve de acesso a prédios importantes, como o Palácios dos Leões e o Palácio La Ravardière, sedes do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, respectivamente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão e a Capitania dos Portos do Maranhão.

Ações preventivas
As equipes dos Bombeiros e Defesa Civil Estadual realizaram, de imediato, o isolamento da via para evitar o fluxo das pessoas e veículos, além de prevenir acidentes. A extensão do muro recebeu cobertura com lona especifica para evitar que o processo de desabamento se agrave, e foi feito o escoramento da ponte e do muro. A remoção do entulho também integra as ações de contenção.

Uma análise da estrutura vai ser executada pelos técnicos da Sinfra, para avaliar as reais condições da ocorrência e os devidos reparos a serem feitos. Segundo avaliação prévia, a queda do muro gerou impacto apenas na Rua Pedro II. Vias do entorno não sofreram reflexo e não há necessidade de intervenção.

CPAV
Em razão dos transtornos causados no Maranhão pelas chuvas, o governador Carlos Brandão assinou decreto para criar o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) no dia 25 de janeiro. O comitê intrega várias instâncias do Governo do Estado, como Bombeiros e Defesa Civil Estadual, e atua para amparar a população afetada, bem como restaurar a normalidade das regiões prejudicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *