Com a proximidade da chegada do gás veicular no Maranhão, deputado Ariston apresenta projeto que visa garantir isenção de pagamento de taxa de inspeção veicular
O deputado estadual Ariston (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa do Maranhão, um projeto de lei que visa incentivar a adoção do GNV pelos motoristas do estado. O uso do gás em veículos está em uma fase avançada e a fábrica para exploração e produção do gás já está em conclusão. O gás será extraído pelas empresas Eneva e Suzano, que já têm um contrato assinado com o Governo do Estado para fornecimento do gás natural veicular (GNV). Diante desse cenário, o parlamentar já vem buscando incentivos para quem adotar o combustível.
O projeto de lei apresentado na terça-feira, 28 de março, visa garantir a dispensa no pagamento da taxa de vistoria de táxis, veículos para uso de aluguel e uso particular movido por GNV. Atualmente não há um valor específico para a mudança de um veículo movido por diese, álcool ou gasolina, mas o valor pode ficar na faixa de R$159,83, a mesma aplicada para aqueles veículos que passam por mudanças em suas características originais.
Caso o projeto seja aprovado, Ariston vai garantir um incentivo para que os motoristas passem a adotar o GNV no lugar do diesel, álcool e gasolina.
Na justificativa do deputado Ariston, ele afirma que o GNV é mais econômico, proporciona maior autonomia para os veículos e é menos poluente. E como nenhum veículo vem equipado de fábrica com o sistema que permite o uso do gás, ele quer garantir a dispensa dessa taxa para incentivar a utilização dessa nova tecnologia, assim como facilitar para a população a transição do uso de combustíveis.