UFMA amplia diálogo democrático com instituições focada no fortalecimento das universidades e da ciência

O reitor Natalino Salgado, acompanhado do pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho, da pró-reitora de extensão, professora Zefinha Bentivi, do pró-reitor de assistência estudantil, professor Leonardo Soares, e do professor da UFMA Cristiano Capovilla, visitou, na manhã desta terça-feira, 14, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Luiz de Oliveira.

Para ele, é uma satisfação e alegria receber amigos que o visitam com o desejo de ter uma visão afinada com a retomada da democracia no país. “É necessário que a comunidade universitária trilhe por esse caminho, como sempre fez e contribua para a construção de uma sociedade unida, em prol do fortalecimento da democracia”, afirmou Oliveira.

Segundo o reitor Natalino Salgado, o conselheiro Washington, que já foi presidente do TCE-MA (2021-2022), sempre tem sido um grande parceiro da Universidade. “Estávamos conversando e mostrando que a UFMA, hoje, está inserida em um movimento nacional democrático, capitaneada pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), interagindo com o governo para recuperarmos os recursos orçamentários e fortalecer a Universidade e a ciência. Este é um momento de esperança para que a Universidade tenha mais financiamentos, conclua suas obras, fortaleça a assistência estudantil e recupere a perda salarial dos servidores”, destacou.

O reitor disse ainda que o movimento nacional das universidades tem um compromisso social e que a UFMA está inserida nesse processo desde a sua primeira e segunda gestão (2007 – 2011 – 2015) quando teve um salto significativo de crescimento e expansão, a exemplo da aprovação do programa de Reestruturação das Universidades (Reuni), que garantiu a implantação de novos centros acadêmicos. Foi essa expansão que provocou o acesso ao ensino superior de milhares de estudantes que viviam longe dos grandes centros.

Quando o professor Natalino retornou agora, em seu terceiro mandato, iniciado em novembro de 2019, ele modernizou, inovou, garantiu ainda mais transparência e democratizou o ensino universitário, permitindo mais participação da comunidade acadêmica, principalmente nos câmpus do continente, que podem, agora, escolher os seus diretores de centro, o que garante autonomia universitária e facilita o diálogo. “A reitoria sempre está aberta a manter diálogos com a comunidade acadêmica, seja ela docentes, discentes ou técnicos, bem como firmar parceria que sejam favoráveis ao crescimento e desenvolvimento da Universidade”, disse.

Promover a inclusão e oportunidades para todos os brasileiros que sonham cursar uma universidade continua a ser uma das metas do atual governo. “A UFMA tem se alinhado a essa disposição e mantido um diálogo produtivo com vários setores do governo para contribuir no desenvolvimento do Maranhão. Desde meu primeiro mandato, a Universidade sempre esteve pautada na construção do país e da universidade pública, gratuita e de qualidade, mantendo o diálogo transparente com todas as classes, com humanidade e respeito à comunidade acadêmica”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *