PT-MA realiza I Edição do Prêmio Manoel da Conceição

O Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras o PT completou no último dia 10, 43 anos de Fundação. No Maranhão, o Diretório Estadual da legenda preparou uma programação com atividades políticas, sociais, formativas e culturais. “O PT é o maior partido de esquerda do Brasil, uma história construída com os trabalhadores e trabalhadoras que acreditam no poder do povo de construir uma trajetória de vitórias e desenvolvimento”, explicou Francimar Melo, presidente do PT-MA.

A principal novidade da programação foi o Lançamento do Prêmio Manoel da Conceição, em homenagem ao petista histórico que figura como um dos fundadores do Partido e líder da organização da resistência camponesa popular.
“O nome do Prêmio é uma homenagem ao líder camponês que lutou em prol da organização e da educação camponesa, desde a década de 1950. Manoel enfrentou a ditadura militar, foi preso, perseguido, tendo inclusive, perdido a sua perna. Engajou-se na luta pela criação do PT, em vários Estados, tornando-se um dos fundadores do Partido, em 1980.”, explicou a Secretaria de Organização e dirigente nacional do PT, Patrícia Carlos.

A noite de premiação aconteceu no Auditório Pedro Neiva, na Assembleia Legislatova do Maranhão, na última sexta-feira (10) e contou com presidentes e dirigentes de partidos políticos ( PCdoB, PV, PSB, Psol) com dirigentes nacionais, estaduais e municipais do PT, filiados e filiadas do PT-MA, com representantes de Universidades e Institutos de Ensino e com a classe política, parlamentares estaduais e municipais, prefeitos e vice-prefeitos.
O Prêmio que acontecerá anualmente tem como principal objetivo o reconhecimento daqueles se dedicam ou dedicaram na luta democrática e popular no Maranhão, e se divide em 5 categorias: Direitos Humanos e Democracia, Educação e Cultura, Agrário e Meio Ambiente, Comunicação, Atuação Partidária.

Para essa I Edição do Prêmio Manoel da Conceição foi criada uma Comissão que analisou os critérios e fez a indicou os seguintes homenageados e homenageadas:

• Categoria Direitos Humanos e Democracia:
1. Chico Gonçalves, 2. Eriveth Silva Teixeira, 3. Flávio Dino, 4. Maria Denise Barbosa Leal, 5. MNU – Movimento Negro Unificado.

•Categoria Educação e Cultura:
1. Claudia Lobo (póstuma), 2. Felipe Camarão, 3. Joan Botelho (póstuma).

• Categoria Agrário e Meio Ambiente:
1. Dolores Farias, 2. Nice Machado

• Categoria Comunicação:
1. Edwilson Araújo, 2. Luís Pedro (póstuma)

• Categoria Atuação Partidária:
1. Helena Barros Helluy, 2. Ieda Batista (póstuma), 3. Salvador Fernandes (póstuma), 4. Washington Luís, 5. Zé Carlos, 6. Zé Inácio

Em nome dos homenageados e homenageadas, Nice Machado , mulher preta e do campo falou sobre a representatividade da Premiação. “Quero parabenizar o PT-MA, em nome do presidente Francimar por esse reconhecimento ao nosso companheiro Manoel da Conceição. Nós continuaremos resistindo e lutando em sua memória e preservando o legado do nosso partido. É uma honra para nós estarmos aqui”, enfatizou.

Representando o Governador Carlos Brandão, o vice-governador do Maranhão e petista, Felipe Camarão destacou a honra de representar um mandato do PT. “Para mim é uma honra ser do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, e ser vice-governador do Maranhão pelo meu partido. O Prêmio Manoel da Conceição é um prêmio que eterniza o nome do nosso Mané e reconhece a contribuição de várias pessoas. E para mim é lisonjeador receber hoje essa premiação que leva o nome desse petista histórico, símbolo da resistência e da luta. Recebo-o com muita humildade e com muita responsabilidade para trabalhar cada vez mais pelo Maranhão, em especial por aqueles que mais precisam”, disse.

O presidente Francimar Melo lembrou da luta de Manoel da Conceição e sua representatividade. “A I Edição do Prêmio Manoel da Conceição marcou os 43 anos do PT no Maranhão. Mané é símbolo de luta e resistência, e em nome dele homenageamos companheiros, companheiras e entidades, que contribuíram para a classe trabalhadora, que lutaram pela Democracia e que construíram um Maranhão mais digno e justo”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *