Internos do sistema prisional maranhense vão trabalhar em obras de melhorias do Centro Social do antigo IPEM

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) firmaram parceria para a manutenção do Centro Social dos Servidores. Atualmente, são duas frentes de trabalho em operação, que utilizam mão de obra dos internos do sistema prisional para ações de melhoria e conservação do espaço.

Os serviços consistem na manutenção e conservação de toda a área do Centro Social, além da pavimentação com blocos de concreto sextavados na área dos chalés. Os serviços contribuem para a valorização da área, que integra o patrimônio do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA) e também melhoram as condições de acessibilidade no local.

“Estamos investindo na melhoria constante do Centro Social dos Servidores, conforme nos foi determinado pelo governador Carlos Brandão. Agradeço à parceria com a SEAP, que nos permite avançar nesse propósito, dentro do compromisso do governo do Estado com a reintegração, inclusão social e capacitação profissional desses internos”, afirmou o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, destaca a relevância da parceria. “É extremamente gratificante para nós poder contribuir com a realização de serviços de manutenção, feito por internos do sistema prisional do Maranhão, em um espaço tão importante para os servidores. Sem dúvidas, ações como essa auxiliam na ressocialização e profissionalização dos internos, bem como geram economicidade ao estado na execução das obras”.

Saiba mais

As frentes de trabalho com o uso de mão de obra carcerária integram, ainda, o programa Trabalho com Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho.

Atualmente, segundo o levantamento de informações penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), mais de oito mil internos estão inseridos em atividades de trabalho internas ou externas – 67,17% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *