Secretário de Saúde diz que não há motivo para pânico e situação da covid está controlada no Maranhão

Um Tweet disparado na quarta-feira (15), pelo ex-secretário estadual de Saúde, Carlos Lula (PSB), causou pânico em parte da população maranhense que segue o deputado estadual eleito. O ex-titular da SES divulgou que os leitos de UTI do Hospital Carlos Macieira já estavam lotados por conta de novos casos de covid. No entanto, o secretário Tiago Fernandes informou que a situação não é tão grave assim, não há motivo para desespero e que medida já estão sendo adotadas pelo Governo do Maranhão.

Em contato com o site, Tiago Fernandes informou que o Hospital Carlos Macieira até quarta-feira (15), tinha cinco leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19 e apenas um estava sendo ocupado por uma paciente de 79 anos, que já chegou com o diagnóstico da doença na unidade hospitalar. Os outros quatro leitos acabaram sendo ocupados por pacientes que estavam com outro diagnóstico, caso de AVC, HIV e outros, e acabaram testando positivo.

Tiago Fernandes lembrou outras unidades hospitalares, dentre elas as privadas também reduziram a quantidade de leitos de UTI exclusivos para covid, pois a quantidade de casos ainda é muito pequena. Porém, o Governo do Maranhão já trabalha para ampliação e não vai faltar leito para tratamento.

A partir de segunda-feira (21), a Policlínica do Coroadinho vai oferecer testagem e os primeiros atendimentos, caso necessário e o Centro do Genésio Rego faz o teste, assim como oferece o serviço ambulatorial.

De acordo com o titular da Secretaria estadual de Saúde em breve, o Governo do Maranhão vai começar uma nova campanha de vacinação em todos os shoppings centers do estado para ajudar na aplicação da 3ª, 4ª, 5ª e até mesmo para quem nunca tomou dose alguma.

Tiago Fernandes também apontou que talvez seja necessária a volta da recomendação de uso de máscara em ambientes fechados, mas isso ainda vai ser analisado pelo comitê científico do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *