Prefeito Eduardo Braide entrega da U.E.B. Darcy Ribeiro totalmente requalificada

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (18), a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos (Sacavém), totalmente requalificada. A unidade, beneficiada pelo Programa Escola Nova, estava com as atividades suspensas desde 2017, devido a sua infraestrutura comprometida e, agora, vai atender os anos iniciais e finais do ensino fundamental, atingindo cerca de 640 estudantes das comunidades do Sacavém, Salinas do Sacavém, Bom Jesus, Coroadinho e áreas vizinhas.

“Aqui nós não fizemos apenas uma reforma, nós reconstruímos a Darcy Ribeiro, e hoje ela está sendo entregue como uma nova escola, e, apesar dos desafios que esta unidade apresentou, estamos entregando uma unidade com a máxima qualidade. Esta foi uma decisão que tomei quando assumi a Prefeitura de São Luís: a de reformar todas as escolas do Município e é isso que estamos fazendo. Já são mais de 50% das escolas de São Luís que já reformamos e entregamos em menos de dois anos”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, dos secretários municipais e da comunidade.

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, destacou a entrega como fruto do compromisso da gestão Eduardo Braide. “A UEB Darcy Ribeiro volta ao seu lugar de destaque. A unidade que estava em condições precárias agora está sendo entregue viva, toda equipada, mobiliada, climatizada e com condições de trazer transformação aos mais de 600 alunos que frequentarão esta unidade. E isto é fruto de um esforço contínuo da gestão do prefeito Eduardo Braide para trazer cada vez mais uma educação de qualidade e cada vez melhor para São Luís”, frisou a secretária da Semed, Caroline Marques.

O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, falou dos desafios de engenharia que a unidade tinha e de como o empenho e dedicação foram importantes para superar todos os problemas encontrados. “Momento de muita alegria e que me faz lembrar o início dos serviços aqui na Darcy Ribeiro, quando encontramos vários desafios de engenharia, mas que conseguimos superar todos com muita dedicação, trabalho e, acima de tudo, do compromisso do prefeito Eduardo Braide em cumprir o que promete”, disse o titular da Semosp.

Serviços

Com novo mobiliário e equipamentos, a U.E.B. agora possui 10 salas de aula, uma sala de informática e robótica, uma Giroteca, quadra de esportes e sala de recursos (desenvolvida no Darcy Ribeiro Infantil – que fica ao lado). As intervenções de engenharia incluíram a execução de alvenarias em conformidade com o projeto; revestimentos cerâmicos e piso industrial; cobertura com impermeabilização; nova infraestrutura elétrica, hidráulica e hidrossanitária; novas pinturas, interna e externa; instalação de forro; climatização em todas as salas; drenagem profunda; adequações de acessibilidade; reforma dos vestiários, da arquibancada e paisagismo.

“É um momento histórico para a nossa escola, que depois de tantos anos fechada, agora volta a ter condições de funcionar e mais linda do que nunca. Fico emocionada de estar aqui hoje e participar deste tão sonhado retorno da U.E.B. Darcy Ribeiro junto com as mães, os estudantes e toda a comunidade do bairro”, declarou Itacyjara Costa, gestora da UEB Darcy Ribeiro desde 2006.

Retorno dos alunos

A reforma muito aguardada pela comunidade, agora vai reunir novamente os alunos que estavam remanejados para outros prédios. Muitos desses alunos estavam estudando longe de casa, dificultando toda a logística e rotina dos pais, como é o caso dos filhos da diarista Joana de Jesus.

“Eu moro aqui perto da escola e meus filhos estavam estudando no Josué Montello e no Rivanda Berenice, lá no Barreto. Levar eles é muito complicado e agora estou muito feliz que vão estudar aqui na Darcy Ribeiro. Graças a Deus”, disse Joana, que é mãe do Caio Victor de 15 anos e da Cássia Victoria de 12 anos.

Outra mãe que comemorou a entrega da unidade foi a manicure Poliana Garcia, mãe do Gabriel de 7 anos, da Ana Vitória de 2 anos e da Rafaela de 12. “Meus filhos agora vão estudar perto de mim, tudo vai melhorar e a rotina vai ser menos cansativa. Esse prefeito é o melhor que eu já conheci, esse presente eu vou ser eternamente grata”, disse feliz.

Solenidade

A solenidade de entrega foi marcada por momentos emocionantes. Os antigos alunos da unidade, representados pela ex-aluna e cantora Camila Moreira, fizeram uma homenagem cantando um louvor. Em seguida, o pequeno Neemias Wagner de 11 anos, emocionado, leu um agradecimento ao prefeito Eduardo Braide. Neemias é filho de Roberta Luz, que representou todos os pais. O prefeito Eduardo Braide recebeu, também, um livro das mãos da aluna Heloíse Marques, de autoria da professora do Ensino Infantil da unidade, Luanda Martins.

Vereadores prestigiam entrega da UEB Darcy Ribeiro

A solenidade de entrega da obra de requalificação da UEB Darcy Ribeiro contou com as presenças dos vereadores Daniel Oliveira (PL), Nato Júnior (PDT), Professor Carlinhos (PDT), Manoel Filho (Avante), juntamente com líderes das comunidades.

“Para nós que trabalhamos nessa área, que conhecemos a realidade dessas comunidades, hoje é um dia para ficar na história e em nossos corações. Ver a (UEB) Darcy Ribeiro completamente reformada, pronta para receber os nossos alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar, é motivo para agradecermos a Deus, em primeiro lugar, e ao prefeito Eduardo Braide, por ter transformado em realidade um sonho de muito tempo. Agora é vida nova para os alunos da UEB Darcy Ribeiro”, enfatizou o vereador Nato Jr. (PDT).

“Prefeito hoje é um dia de alegria, esperança e agradecimento. Minha família é de professores e, desde o nosso primeiro mandato, fizemos requerimento para esta unidade ser reformada e só temos a agradecer a sua sensibilidade por nossa região do Coroadinho. Há mais de cinco anos a escola tinha sido fechada e muitos não tinham mais esperança. E eu falava a todos da comunidade: nossa esperança é o prefeito Eduardo Braide, muito obrigado prefeito”, agradeceu o vereador Daniel Oliveira (PL).

Também estiveram presentes no evento, os secretários Igor Almeida (Secom), Liviomar Macatrão (Semapa), Diego Baluz (SMTT), Simão Cirineu (Seplan), Veronica P. Pires (Semispe), Carlivan Braga (Semeped), e dos secretários adjuntos, Raíssa Oliveira (Semad), Gusmaia Mousinho e Mauricio Luiz, ambos da Semed.

1 thought on “Prefeito Eduardo Braide entrega da U.E.B. Darcy Ribeiro totalmente requalificada

  1. A última vez que eu passei na porta desta UEB ela estava em estado deplorável. Ao que parece ficou muito bonita e espero que a comunidade escolar preserve o espaço cuidando dele. Agora será um transtorno para a Semed se os vigilantes da Transporter que vigiam as escolas deflagarem mesmo uma greve e deixarem não só esta mais todas as escolas sem vigilância noturna, eles querem os salários atrasados, as horas extras e o 13° salário de ano passado e deste ano. Semana passada correu um boato de que a Semed pagaria o salário de agosto nos próximos dias, a secretaria está pagando via judicial que passa pelo juiz. O grande mistério é o porquê de nos últimos meses a Semed ter repassado pagamento tb direto para a empresa, pelo menos é o que consta no portal da transparência, Braide deveria explicar, e tb aproveitar e dizer o porquê ter renovado o contrato da empresa se ela já tem esses problemas há muito tempo, a empresa já impetrou algumas ações contra a prefeitura, mas não há nenhuma decisão judicial obrigando a prefeitura a renovar o contrato da empresa, e mssmo assim o prefeito o fez no mês de março. Os vigilantes já foram à prefeitura, mas o prefeito não tempo para recebê-los. A licitação que haveria foi suspensa judicialmente a pedido da própria Transporter que deseja mudanças no edital. Eu não me surpreenderia ae a mesma empresa ganhar a tal licitação porque ela tem muita sorte nisso, pois já ganhou a licitação de vigilância da Semed em 2016, 2020 e por que não agora em 2022 ou 23 ninguém sabe qd o certame poderá ser realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *