Nem Flávio Dino e nem Eliziane Gama, Sônia Guajajara é a primeira maranhense a ser confirmada no Ministério de Lula

Nos últimos dias, especulou-se muito os nomes de Flávio Dino (PSB) e Eliziane Gama (Cidadania), para ocupar o ministério do governo Lula a partir de 1º de janeiro de 2023, porém nem um dos dois chegou ao status de outra maranhense menos badalada. Sônia Guajajara (PSOL), deputada federal eleita em São Paulo, já é nome de consenso para assumir o Ministério dos Povos Originários a ser criado no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Lideranças indígenas reunidas no fim de semana em Brasília bateram o martelo em torno de sua indicação, que recebeu por sua vez apoio de nomes importantes da equipe de transição como do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e da mulher de Lula, Rosângela da Silva, a Janja. A ex-ministra Marina Silva, cotada para o Meio Ambiente, também apoia a escolha, que deve ser anunciada nos próximos dias.

Aos amigos e assessores mais próximos, Sonia tem dito que se o convite for oficializado nos próximos dias “ele será amplamente debatido com o movimento indígena”.

O nome de Sonia ganhou força por ter visibilidade e grande reconhecimento da comunidade internacional, além de ser mulher, um dos motivos que ensejaram o apoio de Janja, que é admiradora de seu trabalho e ficou muito sensibilizada quando a liderança foi perseguida pela gestão da Funai no governo Bolsonaro.

Sônia Guajajara tem 48 anos e nasceu na Terra Indígena Arariboia, localizada no município de Amarante no sertão maranhense.

Em 2018, ela concorreu ao cargo de vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), juntos eles tiveram mais de 617 mil votos. Agora em 2022, concorreu pelo estado de São Paulo ao cargo de deputada federal e teve 156.966 votos.

Sônia Guajajara é mãe de Yaponã, 22 anos, Mahkai, 20, Ywara, 16, e Intaniara, que morreu de hepatite aos 2 anos. Ela é chamada de “Soninha” por amigos e familiares e já foi casada por 18 anos com Lindomir, pai de seus filhos, de quem se separou em 2014

História

Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Seus pais eram analfabetos, mas aos 10 anos, saiu da sua terra para estudar na cidade de Imperatriz. Onde trabalhou em casas de família em troca de moradia.

Aos 15 anos, contrariando a vontade dos pais, foi estudar o ensino médio, em Minas Gerais, com o suporte da Funai. Após se formar na escola, retornou ao Maranhão e estudou Letras e Enfermagem na UEMA. Além das duas graduações, Guajajara fez pós-graduação em Educação Especial. Foi conquistando espaço com a militância e ganhou projeção em órgãos internacionais, como no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

1 thought on “Nem Flávio Dino e nem Eliziane Gama, Sônia Guajajara é a primeira maranhense a ser confirmada no Ministério de Lula

  1. Está aí uma boa indicação do Lula para compor o seu governo,onde existe grandes conflitos e especulações sobre a terra indigena,influenciada por brancos corrupto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *