Flávio Dino vai se tornar imortal nesta quinta-feira (1), ao tomar posse na Academia Maranhense de Letras

O ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB), vai se tornar imortal ao ser empossado, nesta quinta-feira (1), às 19h, na Academia Maranhense de Letras (AML). O novo imortal irá ocupar a cadeira de n° 32, antes pertencente ao intelectual Sálvio Dino, seu pai, que faleceu em agosto de 2020, vítima da COVID-19.

“O meu pai, entre tantos amores, tantos afetos, ele tinha um lugar muito orgulho de integrar a academia. É um gesto de deferência também à memória dele como confrade dos senhores e senhoras. Só posso me comprometer em ser um coguardião de tão grandiosa tradição do nosso estado”, disse Flávio Dino.

A cerimônia será realizada na sede da AML (Rua da Paz, n° 84, Centro) e terá transmissão ao vivo pela internet.

Biografia do novo imortal

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávio Dino tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é professor do curso de Direito da UFMA e da Universidade de Brasília (UnB). Dino foi juiz federal por 12 anos, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), exerceu o mandato de deputado federal e foi eleito por duas vezes para governar o Maranhão. Nas eleições de 2022, elegeu-se Senador da República. Atualmente, coordena os trabalhos de Justiça e Segurança Pública na equipe de transição governamental do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

Dino tem, ainda, artigos publicados em periódicos regionais e nacionais, como Jornal Pequeno, O Imparcial, O Estado do Maranhão, Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense.

No plano acadêmico, Flávio Dino tem trabalhos incorporados à Revista de Direito Administrativo, editada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e à Revista do Conselho da Justiça Federal. Tem proferido palestras em eventos promovidos por instituições acadêmicas do Brasil e de outros países, como a Universidade de Harvard, London School of Economics, Instituto de Estudos Políticos de Paris, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentre outras.

Como autor, Flávio Dino publicou os livros “Medidas provisórias no Brasil; origem, evolução e Novo Regime Constitucional”; “O poder, o controle social e o orçamento público”; “Reforma do Judiciário: Comentários à Emenda nº 45”; e “Autogoverno e Controle do Judiciário no Brasil: a proposta de criação do Conselho Nacional de Justiça”; além de participar como coautor de várias outras publicações e periódicos acadêmicos.

Serviço:
O quê: Posse de Flávio Dino na AML
Quando: às 19h, nesta quinta-feira (01)
Onde: Sede da AML, na Rua da Paz, 84, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *