Duarte Júnior lamenta a suspensão da ciclofaixa na Avenida dos Holandeses na região da Ponta do Farol e Ponta d´Areia

O deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB), utilizou suas redes sociais para questionar o fim da ciclofaixa na Avenida dos Holandeses nos bairros da Ponta do Farol e Ponta d´Areia. Criada em agosto de 2020, após uma solicitação do grupo Pedal Bike Clube e com o apoio do parlamentar, um trecho de 8,2 km ficava com uma faixa exclusiva aos ciclistas desde a Avenida Litorânea até o Centro Histórico, aos domingos e feriados, no período das 6h às 10h.

Para garantir a ciclofaixa, Duarte Júnior contou com a parceria da Equatorial Energia que fez a doação de mil cones para serem colocados na extensão de todo o percurso, a fim de facilitar a sinalização e delimitar os espaços da via. E em parceria com a SMTT, agentes de trânsito também permaneciam no local para orientar e garantir a segurança de condutores, ciclistas e pedestres

Porém, esta ciclofaixa foi reduzida pela metade a sua extensão nos últimos meses, ficando exclusivo aos ciclistas somente o trecho da Avenida Litorânea na descida de quem vem do restaurante Coco Bambu até o retorno da Ponta d´Areia na altura do Hotel Veleiros, que corresponde a 4,6 km, ou seja, quase metade da ciclofaixa foi reduzida.

No entanto, neste domingo (6), nem o trecho da ciclofaixa na Avenida dos Holandeses estava garantido aos ciclistas, restando somente as faixas da Avenida Litorânea.

Em São Luís poucos são os trechos que oferecem faixas exclusivas para ciclistas, o que garante maior segurança para os usuários de bicicletas e maior mobilidade urbana com um transporte alternativo.

Vale lembrar que o atual secretário de Obras e Serviços Públicos, David Coldebella é praticante de ciclismo e membro de grupos que fazem passeios pela cidade.

Veja na íntegra a publicação de Duarte Júnior:

“Prefeito, por que SUSPENDEU A CICLOFAIXA⁉️ 🚴🚲

Em 2020, para a implantação e funcionamento da 1ª Ciclofaixa de São Luís, consegui a doação de mais de 1 mil cones para a @prefeiturasaoluis.

Hoje, mais um final de semana onde a prefeitura deixa os ciclistas em risco suspende a ciclofaixa.

Durante a campanha, diz que vai garantir a construção de ciclovias. No exercício do mandato, acaba com o pouco que já existe”. 

1 thought on “Duarte Júnior lamenta a suspensão da ciclofaixa na Avenida dos Holandeses na região da Ponta do Farol e Ponta d´Areia

  1. BEM LEMBRADO, MAS DEVERIA MENCIONAR A LIBERAÇÃO DE UMA DAS FAIXAS DO AVENIDA LITORÂNEA, DE FATO, UM GRANDE EXTENSAO PARA PRÁTIICA DO CICLISMO, COM MUITO MAIS SEGURANÇA E UMA VISTA APRAZIVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *