Arnaldo Melo se mantém como o decano da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa manteve o seu decano na sua composição para a próxima legislatura 2023/2026. O ex-presidente Arnaldo Melo (PP), se reelegeu para o seu oitavo mandato, porém não consecutivos. A primeira eleição foi em 1990, sendo reeleito sucessivas vezes até 2010, pois 2014 disputou o cargo de vice-governador e acabou derrotado. Voltou a vencer 2018 e agora mais uma vez foi reeleito.

Cumprindo o seu mandato até 2026, Arnaldo Melo vai acumular 32 anos de Assembleia Legislativa. Na atual composição, o que chega mais perto do ex-presidente é o Antônio Pereira (PSB), que possui seis mandatos consecutivos desde 2003, que ao fim da próxima legislatura representará 24 anos de parlamento.

Além de Arnaldo Melo e Antônio Pereira, outros três deputados estaduais acumulam quatro mandatos, caso de Neto Evangelista (União) e Roberto Costa (MDB) que são vitoriosos desde a eleição de 2010 e Hemetério Weba (PP) que venceu em 1994, 2010, 2014 e 2022.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB) já acumula quatro mandatos consecutivos, porém o primeiro foi só pela metade, a partir de 2013, quando assumiu após ficar na suplência na eleição de 2010.

Três mandatos consecutivos possuem Wellington do Curso (PSC), Ana do Gás (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB), Glalbert Cutrim (PDT) e Rafael Leitoa (PSB).

Os demais parlamentares estão no seu primeiro ou no seu segundo mandato, ou seja, mais de 2/3 da Assembleia Legislativa é composta por novos nomes da política maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *