Alcoa é a 29ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil

A Alcoa foi eleita novamente como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2022. Neste ano, a empresa ficou em 29º lugar, seis posições acima em comparação com o ano anterior. O anúncio foi feito durante evento realizado ontem (17), em São Paulo (SP). Este é o segundo ano consecutivo que a Alcoa conquista esta certificação, promovida pelo GPTW (Great Place to Work) em parceria com a Revista Época Negócios. Neste ano, quase quatro mil empresas participaram do processo e foram avaliadas com base em pesquisa feita com os colaboradores(as), que mediram a Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem (75% da pontuação). Também foram avaliadas as práticas e políticas implementadas para os colaboradores (25%). A Alcoa subiu de 85 para 88 na pontuação geral da pesquisa e, de 63 para 74, no E-NPS, índice que mede o nível de lealdade dos colaboradores.

“Estamos fechando o ano com mais um importante reconhecimento, que nos deixa muito orgulhosos, pois esta conquista reflete a percepção dos nossos colaboradores e colaboradoras em relação à Empresa”, avalia Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian, África e Oriente Médio. “Mostra que todos os nossos esforços e ações visando garantir um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo, com igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, etnia, raça, cor, deficiência, religião ou qualquer outra característica, estão alinhados às expectativas do nosso time. É a prática do nosso Valor Cuidar das Pessoas e a certeza de que estamos no caminho certo para continuar transformando Potencial em Progresso Verdadeiro”.

Entre as muitas boas práticas da Alcoa, reconhecidas pelos seus colaboradores e colaboradoras, estão os programas de desenvolvimento e planos de carreira bem definidos, além dos investimentos para tornar as operações mais inclusivas para todos e todas.

“Também destaco o Código de Conduta, que não tolera nenhum tipo de preconceito, assédio ou discriminação com base em gênero, identidade de gênero ou orientação sexual; o canal de denúncia, confidencial e independente; o Comitê de Inclusão e Diversidade, formado pela alta liderança; e os grupos de inclusão: a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa); o EAGLE, que tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBTQIA+; o AWARE, para a inclusão étnico-racial, e o ABLE, voltado para as pessoas com deficiência”, completa André Rolim, diretor de Recursos Humanos.

Essa premiação vem se somar a outras recebidas este ano. A Alcoa foi a 3ª Melhor em Minas Gerais, e a Melhor Empresa para Trabalhar no Maranhão, ambos entre as empresas de grande porte e todos pelo GPTW. A Alcoa também foi selecionada como uma das 38 melhores empresas para a população LGBTI+ trabalhar, pela Human Rights Campaing Foundation (HCR), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTI+, e reconhecida como destaque do setor de Mineração em pesquisa de Diversidade e Inclusão do Instituto Ethos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *