Alberto Bastos recebe Título de Cidadão de São Luís em concorrida solenidade na Câmara dos Vereadores

O defensor público, diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Alberto Bastos, recebeu nesta quinta-feira (13), na Câmara dos Vereadores de São Luís, o Título de Cidadão Ludovicense. A sessão solene foi prestigiada por muitas autoridades, familiares e amigos do homenageado, que é natural do estado do Rio de Janeiro, e em junho deste ano deixou o cargo de defensor-geral do Estado, após dois mandatos consecutivos na direção do órgão (2018/2020 e 2020/2022).

A honraria, fruto de requerimento proposto pela vereadora Karla Sarney, foi aprovada pelos demais representantes do poder legislativo municipal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Alberto Bastos em favor do desenvolvimento de São Luís. Integrante dos quadros da Defensoria maranhense desde novembro de 2010, Bastos reside há mais de 10 anos em São Luís.

“Hoje é um dia muito feliz para a Câmara de São Luís, que não poderia deixar de homenagear esse agente público de transformação social, que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade, sobretudo, quando esteve à frente da Defensoria Pública do Estado”, destacou a vereadora, que conduziu a sessão solene.

Muitos membros, servidores e colaboradores da DPE/MA compareceram ao Plenário Simão Estácio da Silveira. Ao receber o título, Alberto Bastos agradeceu as homenagens e o reconhecimento concedido pela Câmara por conta de seu trabalho.

“Fico muito feliz e lisonjeado com esse título, uma vez que presta um reconhecimento ao trabalho que desenvolvi como defensor público-geral. E aqui quero dividir essa honraria com todas e todos que fazem a Defensoria Pública do Maranhão. Se não fosse o apoio deles, a gente não conseguiria alcançar resultados tão expressivos, que é atender cada vez melhor a população, inclusive a de São Luís, onde criamos dois novos núcleos, na área Itaqui-Bacanga e na Zona Rural. Todo o esforço empreendido nesses últimos quatros, foi para deixar a Defensoria mais perto do cidadão, garantindo acesso a direitos a quem mais precisa”, disse o defensor público, que hoje tem a função de coordenar o projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, com o suporte da carreta dos direitos, veículo adquirido por meio de convênio federal celebrado em sua gestão.

Em sua fala, o atual defensor-geral Gabriel Furtado não poupou elogios a Alberto Bastos, parabenizando-o pelo título, lembrando ainda que São Luís recebe um “filho” muito dedicado e sensível às causas sociais.
“Estamos aqui para homenagear o nosso grande amigo, que tem uma trajetória belíssima no Maranhão, com várias conquistas ao longo de mais de 10 anos. A Defensoria Pública fica muito feliz por Alberto Bastos ser reconhecido pelo povo da cidade como alguém que contribuiu para o seu desenvolvimento. E esse momento ainda serve como estímulo para que a gente continue trabalhando ainda mais para que a Defensoria mereça outras homenagens desse tipo”, assinalou Furtado.

Presente à solenidade, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, disse que a gestão de Alberto Bastos à frente da Defensoria estadual o credenciou como um cidadão ludovicense.

“É com muita honra que estou aqui nesta homenagem a um defensor-geral que fez a diferença, tornando a Defensoria ainda mais forte e reconhecida no estado. Agora, como cidadão de nossa cidade, que ele mantenha o trabalho incansável pelo povo do Maranhão”, declarou o chefe do Ministério Público.

Representando o governo estadual, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, destacou o perfil empreendedor de Alberto Bastos, que muito fez pela democratização do acesso a direitos em São Luís. “Muita justa essa homenagem ao defensor público Alberto Bastos”, destacou, parabenizando-o pelo título.

Na longa lista de serviços prestados por Alberto Bastos ao Maranhão, e, em especial a São Luís, consta o maior programa de interiorização já realizado pela Defensoria, com a entrega de 28 novas unidades, incluindo a nova sede, na capital maranhense. O feito lhe rendeu o título de gestor da Defensoria estadual que mais cresceu em número de sedes próprias no país. Em quatro anos de mandato, Alberto Bastos colecionou marcas e prêmios, que tornaram a Defensoria maranhense referência em economicidade, sustentabilidade, inovação e alcance social.

Também compuseram a mesa de honra da sessão solene, o desembargador Marcelino Chaves Everton, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, o presidente da EMAP/Porto do Itaqui, Ted Lago, o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema), Cristiano Matos de Santana, a procuradora-geral adjunta do Município, Valdélia Araújo, representando o prefeito Eduardo Braide, a defensora pública federal Ana Carolina Valinhas dos Santos e o procurador de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *