Advogados maranhenses voltam suas atenções para a vaga de desembargador do Quinto Constitucional

Após as eleições no Maranhão, agora os advogados maranhenses vão voltar suas atenções para disputa que deve ocorrer pela vaga de desembargador do Quinto Constitucional reservada aos causídicos. O processo ainda será anunciado pela OAB/MA e deve ficar para o fim do ano ou inicio de 2023, mas muitos já se movimentam nos bastidores. Por questões óbvias, os mais próximos do governador reeleito Carlos Brandão são os mais favoritos.

O processo de escolha do desembargador pelo Quinto Constitucional envolve uma votação ampla e universal por parte dos advogados, que selecionará os 12 mais bem votados, os quais passariam pelo crivo do Conselho Estadual da OAB, que escolheria seis nomes a ser enviados ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

No TJMA, os desembargadores vão escolher três nomes a formar uma lista tríplice que será encaminhada ao Governador do Maranhão e ele por fim, escolherá o melhor para ocupar a função de forma vitalícia até os 75 anos de idade.

Alguns nomes surgem com potencial força. Dentre eles do advogado e ex-diretor do TRE/MA, Flávio Costa, que inclusive compôs a equipe de assessoria jurídica do governador Carlos Brandão na campanha eleitoral. O causídico tem forte trânsito nos bastidores e conta com importantes apoios políticos. Nas redes sociais, ele já deixa evidente o seu interesse em conquistar a simpatia dos advogados e consequentemente os votos.

Outro nome que conta com bastante prestígio junto ao governador Carlos Brandão é o ex-juiz eleitoral e ex-diretor do TRE, Gustavo Villas Boas. Alguns apontam que ele teria um certo favoritismo por conta da experiência de já ter sido membro da Corte Eleitoral no Maranhão. Em suas redes sociais, também já fica evidente que está em busca do reconhecimento da classe.

Quem também está cotada é advogada Ana Brandão, prima do governador Carlos Brandão, ela está em articulação entre os profissionais da classe, possui bom trânsito e também proximidade com políticos.

Rodrigo Maia, que retornou a Procuradoria Geral do Maranhão, pode ser uma opção. É um nome muito próximo do senador eleito Flávio Dino e que pode tentar entrar na briga pela vaga de desembargador. Dentre os quatro citados é o mais tímido para essa provável disputa.

Obviamente que existem outros nomes, tanto que estão próximos do governador Carlos Brandão, assim como outros que nem tanto, mas acreditam que o processo eleitoral pode fazer com que a escolha não seja meramente óbvia como está sendo apontada agora.

No entanto, nomes bem alinhados aos candidatos derrotados, principalmente aliados de Weverton Rocha (PDT), perderam força no processo. Vale destacar que membros da OAB ou que fizeram da parte da gestão nos últimos dois anos, não podem concorrer ao cargo de desembargador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *