Expoema movimenta economia e turismo do Maranhão

Prossegue até dia 11 deste mês, a programação da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento, organizado pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), com apoio do Governo do Estado, está em sua 62ª edição, estimulando os negócios agropecuários, movimentando a economia e o turismo local. A Expoema é realizada no Parque da Independência, em São Luís, e deve receber um público estimado de 500 mil pessoas durante todo o evento.

“A Expoema vem fortalecer e estimular o setor agropecuário do Estado, aproximar ainda mais o governo da população e estimular os negócios de vários municípios que farão suas exposições no evento. Serão gerados emprego e renda, além do estímulo ao comércio formal e informal. É um grande evento do nosso setor agropecuário que devemos valorizar, apoiar e manter na agenda do Estado. O governo investiu fortemente para recuperar este espaço e agora, a Expoema ocupa com essa agenda de oportunidades, atendendo a todas as camadas da população e fortalecendo os setores econômicos do Estado”, avaliou o governador Carlos Brandão.

A exposição agropecuária retorna, após o período de pandemia da Covid 19, como importante reforço aos setores da economia – negócios, turismo, comércio e outros. A expectativa é que, nos dias de evento, sejam movimentados R$ 200 milhões com a geração de empregos e negócios com a venda de animais e de produtos agrícolas.

O secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, destacou a importância do evento para a economia, cultura e negócios. “Houve uma força tarefa para que a Expoema retornasse com toda a estrutura e as várias oportunidades de negócios e geração de emprego e renda. O governo juntou forças, reunindo as entidades e parceiros, representando a compreensão da gestão de que todos participam na formatação das riquezas do Estado. Será um evento de alegria, de grande mobilização com shows e negócios, e que irá receber pessoas de todo o Maranhão e de outros estados do país”, frisou.

O VIVA/PROCON também está presente no evento, ofertando serviços de documentação básica, atendimento ao consumidor, tirando dúvidas e formalizando reclamações. “O VIVA/PROCON atenderá no evento, trazendo de volta a força desta exposição, ajudando a somar neste mega evento. A população estava ansiosa pelo retorno da Expoema e o VIVA/PROCON vem contribuir com mais esta gama de serviços para a população”, ressaltou o diretor do órgão, Ricardo Diniz.

Nesta edição, foi ampliado o espaço para acolher mais criadores – bovinos, equinos, caprinos, ovinos, peixes e suínos – e garantir variedade nas exposições de animais no evento. O evento traz uma ampla agenda de exposição de animais, de participação de criadores, concurso, capacitações, shows com nomes locais e também nacionais, além de estimular o comércio de itens agropecuários, alimentos e bebidas.

Na lista de shows do evento para os próximos dias estão Xandy Avião, Joelma, Forró Sacode, Mesa de Bar, Fabrícia, Beto Barbosa e Mastruz com Leite. O acesso aos shows será a doação de alimentos não perecíveis, que serão entregues a entidades assistenciais parceiras da exposição. A programação completa pode ser acessada na página do evento no Instagram: expoemaoficial.

Armazém do Empreendedor do Maranhão

Um dos destaques da edição deste ano da Expoema é o pavilhão organizado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), o Armazém do Empreendedor do Maranhão: com 40 estandes, está apresentando ao público produtos feitos no Maranhão por empreendedores do Programa Maranhão Mais Produtivo, com diversas opções de vestuário, alimentos, bebidas, temperos, entre outros. Além da Seinc, integram o espaço a Sema, Setur, Jucema, Inmeq, Imesc, Viva/Procon, Iema e Porto do Itaqui.

Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, o espaço é uma vitrine de produtos maranhenses onde os empreendedores irão fazer vendas diretas e prospectar novos negócios. “Estamos muito felizes de estarmos na Expoema 2022, trazendo os empreendedores do nosso programa Maranhão Mais Produtivo. Até o próximo domingo a expectativa é que se gere muitos negócios aqui. E nosso papel enquanto Governo é esse: ajudar a movimentar a economia e gerar emprego e renda”, destacou.

Parceiros

São mais de 20 secretarias e órgãos do Estado, além de instituições participando com estandes e apoiando a Expoema. Entre estas, as secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Agricultura Familiar (SAF), Infraestrutura (Sinfra), Segurança Pública (SSP-MA) e Porto do Itaqui; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Farma/Senar).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *