Bira do Pindaré é apontado como candidato a deputado federal “amigo do Clima”

O Instituto Democracia e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Advocacy Colaborativo e cerca de trinta outras organizações sociais, criou o Farol Verde, uma ferramenta que permite aos eleitores conhecer o perfil ambiental de candidatos à reeleição através de suas participações em votações importantes sobre meio ambiente e clima na atual legislatura. E no Maranhão, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), foi classificado como o primeiro colocado como candidato à reeleição “Amigo do Clima”.

Na reta final da campanha é bom salientar que está em jogo mais do que a Presidência da República. A governança federal depende também de deputados e senadores, instâncias que produzem leis e fiscalizam o governo.

De acordo com a Farol Verde, o ranking tem como objetivo facilitar aos eleitores a busca por candidatos com os quais mais se identificam em relação às preocupações ambientais e a emergência climática enfrentada por diversos regiões do país, como inundações no litoral do Nordeste, incêndios na Amazônia, garimpos em terras indígenas, secas no Pantanal, quebras de safra no Sudeste e desertificação no Sul, entre outros flagelos.

Bira do Pindaré foi o único candidato maranhense que atingiu o índice de convergência ambiental de 90% que são considerados os Top Verdes ou “Verdes+”. Os candidatos 50% e 90%, também são considerados verdes. Quanto mais próximo de 100%, maior é a convergência ambiental do candidato.

Para cada votação o Painel Farol Verde comparou o voto de todos os candidatos a reeleição com os votos dos coordenadores da Frente Parlamentar Ambientalista entre 2019 e 2022. Quem votou igual, ganhou pontuação no Índice de Convergência Ambiental total (ICAt). Quem votou contra, ou não votou, não pontuou.

2 thoughts on “Bira do Pindaré é apontado como candidato a deputado federal “amigo do Clima”

  1. O AINDA DEPUTADO BIRA DO PINDARÉ “SERÁ LEMBRADO” DOS SERVIDORES PÚBLICOAS ESTADUAIS, EM ESPECIAL OS PROFESSORES, NO DIA DAS ELEIÇÕES. SE DEPENDER DESSE ELEITORADO, FICARÁ SEM MANDATO. SIMPLES ASSIM. QUEM APANHA NÃO ESQUECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *