Construção do IEMA em São Mateus segue para reta final

Um motivo de muita alegria, proporcionado pelo Governo do Estado para os moradores do município de São Mateus. A construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), segue para a reta final dos trabalhos e, em breve, será entregue à população.

Serão beneficiados não apenas os são-mateuenses, mas, também, moradores de outros municípios da região do Médio Mearim, como Matões do Norte, Alto Alegre do Maranhão, Bacabal e Pirapemas, oferecendo uma educação digna e de qualidade para os habitantes dessas localidades.

Caminhando junto com o desenvolvimento e a educação, o Governo do Maranhão, por meio das equipes da Sinfra, estão empenhados para que a escola, em tempo integral, aperfeiçoe e prepare os jovens alunos para um futuro capaz de transformar as suas histórias. A deliberação dos investimentos para a construção dessa unidade do IEMA é mais um sinal de que a educação avança na capital maranhense e no interior.

A nova unidade plena do IEMA, que oferece ensino médio técnico, será referência na educação pública e contará com um ginásio poliesportivo, onde os alunos poderão participar de atividades físicas e melhorar o condicionamento corporal.

Está sendo construída uma biblioteca na unidade, o que incentivará o hábito de leitura dos discentes, além de um refeitório, um grande auditório e uma ampla área externa. Em todos os compartimentos do prédio estão sendo instalados detectores de fumaça para a segurança no local.

Em relação aos cursos técnicos ofertados pelo Instituto aos moradores, vai ser realizada uma audiência pública, a fim de serem decididos, junto à população, quais vão estar no catálogo do IEMA de São Mateus.

Obras em andamento

Neste momento, as equipes da Sinfra estão focadas nos últimos detalhes para que o IEMA seja entregue, no tempo mais hábil possível, a todos da região do Médio Mearim. São serviços como pintura geral, instalação de louças de metais, pavimentação da área do estacionamento, instalação de muretas e grades, paisagismo e outras finalidades.

Unidades em funcionamento

Atualmente, 32 Unidades Plenas estão em funcionamento no estado, que ofertam Ensino Médio Técnico em Tempo Integral, nos municípios de Axixá, Amarante do Maranhão, Bacabal, Bacabeira, Bacelar Portela, Balsas, Brejo, Carutapera, Codó, Coroatá, Coelho Neto, Cururupu, Viana, Gonçalves Dias, Matões, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, São José de Ribamar, São Luís, Santa Inês, Santa Helena, São Mateus, São Vicente Ferrer, Santa Luzia do Paruá, Timon, Tutóia e Vargem Grande.

Duas unidades de Ensino Fundamental são bilíngues, uma em São Luís e outra na cidade de Santa Inês, ainda em implantação. Somado a isso, o estado ainda conta com 24 unidades vocacionais para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e profissionalizantes. Isso soma um total de 58 unidades educacionais profissionalizantes em todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *