Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

PL propõe criação do “Dia Estadual do Poeta de Cordel” no calendário de eventos

26 de maio de 2022 : 08:49

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, na sessão plenária desta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 511/21, de autoria do deputado Zé Inácio Lula (PT), que institui no calendário de eventos do Maranhão o “Dia Estadual do Poeta de Cordel”, a ser comemorado, anualmente, em 22 de março.

O “Dia Estadual do Poeta de Cordel” tem como objetivo reconhecer, valorizar e estimular essa modalidade literária, além de homenagear um dos grandes cordelistas maranhenses: o artista popular Jeremias Pereira da Silva, o “Gerô”.

Advinda de terras portuguesas, a literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII. Aos poucos, a modalidade se popularizou, sobretudo na região Nordeste.

“A data proposta é carregada de simbolismo e representatividade, pois homenageia o compositor, cordelista e cantor Jeremias Pereira da Silva”, frisou Zé Inácio.

3 comentários em “PL propõe criação do “Dia Estadual do Poeta de Cordel” no calendário de eventos”

  1. Luis

    3 meses atrás  

    Grande avanço para o Maranhão

    Me compre um bode

  2. Fernando Magalhães

    3 meses atrás  

    Zé Inácio, sempre resgatando e valorizando a importância da literatura e cultura popular do Maranhão e do Nordeste, de Gerô, Moisés Nobre a Patativa do Assaré 👏👏👏🤩🤩🤩

  3. Severino Honorato

    3 meses atrás  

    No Maranhão, até onde sei, dia do Cordelista é primeiro de agosto. Quer valorizar, cria Politica Pública de Estado. Mais uma data, mais uma lei…

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>