Bolsonaro coloca Base de Alcântara à disposição do presidente da SpaceX, Elon Musk

Uma das maiores companhias privadas de serviços espaciais foi convidada a operar na Base de Alcântara no Maranhão. Pelo menos foi esse foi convite de Bolsonaro ao presidente da SpaceX, Elon Musk.

“A base de lançamento de Alcântara está disponível [para lançamento de foguetes de Musk], como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea”, afirmou o presidente da República nesta sexta-feira (30).

A declaração foi dada em entrevista coletiva, Bolsonaro também disse que colocou à disposição de Musk a base de Alcântara — considerada um dos melhores locais do mundo para lançamento de foguetes por causa de sua posição geográfica privilegiada — para ser usada pela SpaceX.

O governo federal anunciou hoje uma parceria com o bilionário Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla, com a intenção de lançar um de programa de “monitoramento ambiental” de queimadas e desmatamento da Amazônia, que deverá ser implementado pela SpaceX. Apesar do acordo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, negou que o Brasil dará acesso a informações privilegiadas sobre a Amazônia dentro do acordo com o empresário.

A iniciativa para o fornecimento de “tecnologia avançada” de “monitoramento” para “a preservação da floresta amazônica”, que também inclui a conexão de internet via satélite para 19 mil escolas isoladas, foi anunciada sem assinatura de contrato, nem mesmo com a abertura de licitação. A empresa de internet de Musk é a Starlink. Apesar do acordo, o governo brasileiro já tem um sistema de monitoramento da Amazônia por satélites, de responsabilidade do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), inclusive com alertas de desmatamento em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *