Federação entre PCdoB, PT e PV traz insatisfações e preocupação aos petistas
A formação da aliança eleitoral entre PCdoB, PT e PV foi confirmada na quarta-feira (9), pelas direções nacionais dos partidos. Diante desse cenário, os dirigentes maranhenses já se reuniram para discutir a formação das chapas proporcionais. Inicialmente, a federação está trazendo descontentamento para os petistas, que acreditam levar desvantagem em relação a possibilidade da entrada de nomes de peso no PCdoB.
No momento, o PCdoB tem dois nomes de peso – Ana do Gás e Rodrigo Lago – porém, esse número deve aumentar nos próximos dias, uma vez que o diretor do Detran, Francisco Nagib e o líder do governo, Rafael Leitoa, foram convidados a ingressar nas fileiras comunistas.
Estes quatro nomes se somariam a Adriano Sarney que é deputado estadual e filiado ao PV. Já o PT, possui Zé Inácio também de mandato.
No entanto, diante desses nomes fortes, os demais pré-candidatos do PT ficam desanimados, uma vez que eles entendem que tem menor poder de fogo para a disputa.
A lista de pré-candidatos do PT a deputado estadual é enorme e conta com Jowberth Alves (ex-secretário de Trabalho), Cricielle Muniz (adjunto da Segov), Honorato Fernandes (ex-vereador), Chico Gonçalves (secretário de Direitos Humanos), Aurélio (vereador em Imperatriz), entre outros nomes.
Temendo se tornarem apenas “bucha” em uma chapa de tantos nomes pesados, petistas avaliam retirar suas pré-candidaturas, o que traria consequências para os principais nomes, que teriam que ter uma votação ainda maior para garantir o quociente para eleger 4 ou 5 parlamentares.
Na disputa de deputado federal não é diferente. O PCdoB tem Márcio Jerry e Clayton Noleto, o PT tem Felipe Camarão e Zé Carlos e o PV vem sendo assediado por parlamentares de mandato. Nessa situação, Zé Carlos é o mais frágil e também não está nada contente com a formação dessa chapa.
Sem ter o que fazer, afinal é uma deliberação nacional, Márcio Jerry, Francimar Melo e Adriano Sarney começaram a alinhar como será a formação dessas chapas e buscam o melhor entendimento para evitar ruídos e ranhuras entre os pré-candidatos das três legendas.
Mas vale aguardar, pois PCdoB e PV passaram a ser vistos com outros olhos por diversos deputados de mandato tanto no âmbito estadual como federal.