Governo Federal repassa recursos para garantir tratamento a doenças cardiovasculares no Hospital Carlos Macieira

Três estados brasileiros irão reforçar o atendimento e tratamento para doenças que afetam o coração. Para isso, o Ministério da Saúde está investindo R$ 12,3 milhões para ampliar ações de atendimento e assistência à saúde voltadas para doenças cardiovasculares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as unidades que vão ganhar o atendimento está o Hospital Carlos Macieira.

No Maranhão, o Hospital de Referência Estadual Dr. Carlos Macieira, especializado em atendimentos e procedimentos de alta complexidade em diversas áreas no estado, começará a oferecer também procedimentos voltados para cardiologia. A partir de agora, a unidade terá atendimentos de alta complexidade cardiovascular, englobando cirurgias cardiovasculares e vasculares, procedimentos em cardiologia intervencionista, além de cirurgias cardiovasculares pediátricas e procedimentos endovasculares extracardíacos.

A portaria que libera o recurso está disponível no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbito e internações. Estão associadas a hipertensão arterial, diabetes, excesso de peso, obesidade e outros fatores de risco como alimentação inadequada, sedentarismo, álcool e tabagismo. Com a pandemia da Covid-19, pacientes cardiopatas enfrentam uma ameaça dupla, pois correm mais risco de desenvolver formas graves da doença, além das complicações que podem sofrer em função dos problemas do coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *