Comitê Científico da Prefeitura do Rio recomenda 3ª dose em idosos e aplicação pode começar na próxima semana

Globo

O Comitê Científico da Prefeitura do Rio recomendou, na reunião desta segunda-feira (23), a aplicação de uma dose de reforço em idosos a partir do mês de setembro. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz.

De acordo com a GloboNews, a expectativa é de que a imunização dos idosos comece já na próxima semana. Inicialmente, seriam vacinadas as pessoas em instituições de longa permanência. Depois, por idade.

De acordo com a decisão dos membros, a aplicação do reforço seria com doses da Pfizer e da AstraZeneca, independente do primeiro esquema vacinal.

Com o aumento recente nos números de internações, especialistas já haviam recomendado a aplicação de uma terceira dose, confirmada hoje pelo comitê.

Na sexta-feira (20), na divulgação do 33º Boletim Epidemiológico do Rio, o prefeito Eduardo Paes afirmou que os moradores do Rio vivem o pico da doença no ano por causa do avanço da variante delta e que, apesar do otimismo com a vacinação da população, não descarta medidas mais restritivas em caso de agravamento.

Paes afirmou ainda que, apesar do aumento nos casos, a cidade conta com uma queda no agravamento dos casos e no número de óbitos. Ele apoiou a priorização a dose de reforço dos idosos já vacinados antes da antecipação da segunda dose dos mais jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *