Câmara Municipal retorna às atividades legislativas com muitas expectativas em torno da nova composição

As atividades legislativas na Câmara Municipal de São Luís serão retomadas nesta terça-feira, dia 2. E existe uma grande expectativa em relação a essa nova composição, novos e veteranos vereadores vão conduzir os trabalhos parlamentares. Muitos já vão estar como foco em 2022, para uma nova disputa eleitoral, outros geram esperança que a capital maranhense possa ser bem melhor representada.

O presidente Osmar Filho, atuando no seu quarto mandato como vereador e segundo como presidente da Câmara Municipal de São Luís, tem a missão de manter o parlamento harmônico e mostrar um bom desempenho, afinal ele é pré-candidato a deputado estadual em 2022.

Dr Gutemberg Araújo, um dos mais experientes na Casa de Simão Estácio da Silveira, chega com uma nova missão: a vice-presidência. Ele pode ajudar muito o parlamento em prováveis discussões polêmicas, assim como também é um homem de confiança do prefeito Eduardo Braide. Com a possível ascensão de Osmar Filho a função de deputado estadual, o caminho fica aberto para ele ser presidente da Casa, futuramente.

O primeiro-secretário Octávio Soeiro é um dos novos vereadores que mais geram expectativa. Com um perfil de liderança, ele pode ganhar destaque logo no primeiro ano de mandato e ser um daqueles que pode conduzir a base aliada de Eduardo Braide ao lado do líder do governo Marcial Lima, que também se espera muito da sua atuação como aquele que será a voz do Palácio de La Ravardiere na Câmara Municipal.

Karla Sarney é uma das que devem manter um mandato mais propositivo. Já demonstrou que é uma mulher de garra, disposta a fazer de diferente por São Luís. Atuante durante a pré e a campanha, o seu mandato não deve ser diferente, deve ser uma das vozes mais “grossas” na tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira.

Vereador Marquinhos também deve ganhar mais destaque nessa nova legislatura, experiente com o terceiro mandato, ele busca se viabilizar para deputado estadual em 2022, por isso deve chamar atenção nesse primeiro ano.

Chaguinhas um dos mais combativos parlamentares, será uma voz das comunidades na Câmara Municipal, principalmente do setor da região do São Cristóvão.

Se mantiver o alinhamento com Josimar de Maranhãozinho, Duarte Júnior e Eliziane Gama, o vereador Batista Matos, pode ser o líder da oposição na Câmara Municipal. Talvez opte por um tom mais discreto no inicio, mas existe também uma grande expectativa de como será a sua atuação, após anos tentando uma vaga de titular.

Expectativas são criadas também em relação a postura dos ex-presidentes Astro de Ogum e Chico Carvalho, como vão se comportar nessa legislatura, sendo que não apoiaram o prefeito Eduardo Braide durante a disputa municipal.

Raimundo Penha também deve crescer politicamente. No segundo mandato como vereador, ele pode se credenciar para a disputa de deputado estadual, assim como o presidente Osmar Filho.

O Coletivo Nós e Andrey Monteiro também despertam curiosidade. Eleitos para o primeiro mandato como vereadores, podem ser considerados estranhos no parlamento, afinal não eram cotados como favoritos e nem possuem padrinhos políticos, pelo menos até o presente momento.

Novos vereadores como Ribeiro Neto, Álvaro Pires, Daniel Oliveira, Silvana Noely e Marlon Botão Filho podem trazer um novo gás. Assim como também Umbelino Júnior, Paulo Victor e Aldir Júnior podem apresentar um mandato mais propositivo e crítico, principalmente os dois últimos que podem vir a ser oposição a Eduardo Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *