Roberto Rocha nega saída do PSDB, mas sua desfiliação ao PSB seguiu o mesmo enredo

Roberto Rocha reagiu de forma mais áspera nesta quarta-feira (16), sobre a sua possível saída do PSDB. Em comunicado disparado por sua assessoria, ele afirma que a sua saída da liderança do partido a partir de fevereiro de 2021, não tem nenhuma relação com uma possível desfiliação do seu atual partido. No entanto, o enredo é o mesmo de 2017, quando o senador maranhense deixou o PSB para retornar ao ninho tucano.

Em 2017, por volta de setembro, ele perdeu a liderança do PSB no Senado. Logo após esse fato, cerca de três meses depois, ele foi oficializado como presidente do PSDB no Maranhão. Naquela oportunidade, o PSB comandado por Luciano Leitoa também já demonstrava que iria seguir com Flávio Dino em 2018.

Obviamente que o cenário é diferente e o próprio Roberto Rocha tem uma relação bem mais profunda com o PSDB do que tinha com o PSB. Somando as duas passagens, já são quase 20 anos no Ninho Tucano e por lá ele já foi deputado federal, candidato a governador e senador atualmente.

No entanto, os próprios aliados de Roberto Rocha é que revelam o incômodo do senador com a atual situação do seu partido. Hoje o maior expoente do PSDB é João Dória que vive às turras com Jair Bolsonaro e provavelmente pode concorrer ao cargo de presidente em 2022.

E Roberto Rocha está alinhado umbilicalmente com o presidente da República, portanto é muito difícil vislumbrar a permanência do senador maranhense em um partido que deve endurecer o discurso contra Bolsonaro e até mesmo disputar contra ele a presidência.

Roberto segue negando uma possível desfiliação do PSDB e uma possível ida ao PTB, mas ficará cada vez mais tensionada a relação entre tucanos e Bolsonaro. Resta saber, por quanto tempo, Rocha aguentará essa situação. A menos, que o senador esteja disposto a mudar seu entendimento quanto ao seu posicionamento de quem deve apresentar o melhor projeto para o país em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *