Qual futuro de Edivaldo? Apenas dois prefeitos eleitos em São Luís ascenderam ao cargo de governador

Edivaldo Holanda Júnior (PDT) entrega no próximo dia 1º de janeiro a faixa de prefeito de São Luís para Eduardo Braide (Podemos), após oito anos no comando do Palácio de La Ravardiere. Porém fica uma incógnita quais serão os próximos passos do atual prefeito. Na história são registrados apenas dois ex-prefeitos eleitos que se tornaram governadores do Maranhão.

Cafeteira, eleito prefeito em 1965, e Jackson Lago, eleito prefeito em 1988, 1996 e 2000, foram os que conseguiram vitórias nas urnas para se tornarem governador do Maranhão.

É necessário destacar que os dois só foram eleitos anos depois, após alianças com José Sarney (Cafeteira) e Zé Reinaldo Tavares (Jackson).

Isso mostra o quão será necessário a Edivaldo a se posicionar de forma correta para um dia chegar a condição de Governador.

Os últimos prefeitos eleitos de São Luís tem caído no ostracismo político, caso de Gardenia Castelo eleita em 1985; Conceição Andrade eleita em 1992 e Tadeu Palácio eleito em 2004. E boa parte dessa condição foi alcançada após decisões equivocadas, após o término do mandato.

Edivaldo Holanda Júnior foi eleito em 2012 e 2016 por uma coalizão que tinha Flávio Dino e Weverton Rocha, e agora os dois estão as vias de romper.

Para almejar algo maior na política, provavelmente Edivaldo vai ter que romper com algum deles e buscar seu novo caminho, resta saber qual será a melhor opção.

É necessário lembrar que tanto Flávio e Weverton foram beneficiados com a chegada de Edivaldo a Prefeitura de São Luís em 2012. O pedetista virou deputado federal por ser suplente de Holanda Júnior e o comunista virou governador com apoio também do prefeito.

Obs: Ivar Saldanha também foi prefeito de São Luís e depois governador do Maranhão, porém ele não foi eleito e sim nomeado gestor do Palácio La Ravardiere e depois assumiu o Governo, após renúncia de Joao Castelo em 1982.

Obs: João Castelo chegou a ser governador do Maranhão e prefeito de São Luís, porém primeiro geriu o estado e só em 2008, após quatro tentativas venceu a eleição na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *