Neto Evangelista afirma que irá derrubar Socorrão II; fala gera repercussão negativa

O candidato a prefeito de São Luís, Neto Evangelista (DEM), declarou no último dia 21 de outubro em sabatina ao jornal O Estado do Maranhão que irá derrubar o Socorrão II – Hospital Clementino Moura. A proposta gerou uma repercussão negativa em meio aos profissionais de saúde e também na gestão Edivaldo Holanda Júnior.

“Eu vou reconstruir o Socorrão II, eu vou derrubar e vou fazer um novo hospital. Aquilo não tem como fazer reforma, se for reforma, vai ser um paliativo ali, um paliativo aqui”, afirmou Neto Evangelista.

O Socorrão 2 é um hospital de grande porte que conta com 226 leitos, 3 salas de cirurgia ativas (outras cinco estão fechadas) e 24 pontos de cuidado no pronto socorro. Realiza, em média, 5 mil atendimentos por mês no Pronto Socorro (PS), 800 cirurgias/mês e tem 1.528 colaboradores.

De acordo com gestores da saúde, a fala de Neto Evangelista é descabida, pois reconstruir um hospital como Socorrão II é uma proposta, uma vez que geraria um custo de mais de R$100 milhões, dinheiro que a Prefeitura de São Luís não dispõe neste momento, ou seja, a unidade hospitalar seria derrubada, mas não teria como ser reerguida.

Além do fato, que 1528 colaboradores poderiam ficar sem empregos, uma vez que dificilmente outras estruturas municipais iriam conseguir absorver essa quantidade de profissionais.

A fala ainda gerou irritação na administração de Edivaldo Holanda Júnior, alguns chegaram a avaliar que Neto está sendo irresponsável com as críticas em relação a saúde de São Luís.

O Socorrão II foi construído e inaugurado em 1998 por Jackson Lago, ele foi feito reforçar a rede de urgência e emergência do município de São Luís. Está entre os maiores hospitais do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *