Ministério Publico e Tribunal de Justiça debatem ações de combate ao suicídio no Setembro Amarelo

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Maranhão (CAOP-MA), promotora de Justiça Cristiane Maia Lago, encontrou-se na manhã desta sexta-feira (14) com o presidente do Tribunal de Justiça, Lourival Serejo, para debaterem as ações da Rede do Bem no Forum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio para o Setembro Amarelo.
O Tribunal de Justiça é integrante do Fórum e apoia todas as ações, inclusive, este ano, a Escola Superior da Magistratura fará uma capacitação para professores da rede pública sobre Saúde Emocional do Educador em parceria com o Fórum Estadual.
O desembargador Lourival Serejo anunciou, na oportunidade, que a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), que tem como diretor o desembargador Froz Sobrinho, fará uma capacitação para professores da Rede Pública Municipal e Estadual sobre Saúde Emocional do Educador em parceria com o Fórum Estadual.

Prevenção
Além do Tribunal de Justiça, a coordenadora do CAOP pretende envolver outros órgãos públicos estaduais e municipais nas ações do Forum. Vale destacar, que ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou a lei que institui a Política Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no Estado do Maranhão.
A política deverá ser implementada pelo Executivo estadual, em cooperação com a União e os municípios, com a participação da sociedade civil e de instituições privadas como estratégia permanente de prevenção de suicídios e da automutilação e para o tratamento das condicionantes associadas a esses eventos.
“A lei é muito importante porque apresenta as diretrizes políticas de prevenção da automutilação e do suicídio no estado. Agora, poderemos fiscalizar e exigir a implementação de políticas públicas para o setor”, destaca Cristiane Lago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *