Curso orienta sobre vida, trabalho e educação no novo normal

Valorização da vida, propósitos, educação, profissão, saúde emocional e mental integram a temática do curso online gratuito que será realizado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), de 8 a 11 de setembro, com transmissão ao vivo, pelo perfil @esmam_tjma no Instagram, com direito a certificação.

Participam como palestrantes o professor e escritor Mário Sérgio Cortella, psicóloga e psico-pedagoga Claudia de Castro Silva (SAEE/SEMED),  psicólogo Ruy Cruz e a professora Lissandra Fraga (Mestre em Educação – SEMED).

O evento é aberto aos servidores e magistrados da justiça estadual, além de educadores das redes pública e privada (municipal, estadual e federal), profissionais que atuam em áreas de atenção integral à infância e juventude, pais, mães e cuidadores de crianças, jovens e adolescentes, e demais interessados no tema.

A capacitação integra a campanha do Setembro Amarelo, cujo dia D é 10 de setembro – dia mundial de prevenção ao suicídio, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi definida localmente pela Lei Estadual nº 10.967/2018.

PARCERIA

O webinário é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Rede do Bem, Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOP/DH) e Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Participam como parceiros a ESMAM, SEMED, CVV, SEDUC e SES, além doa Instituto Ruy Palhano, Clínica Estância Bela Vista, SESC e Hospital São Domingos.

De acordo com a promotora de justiça Cristiane Lago, coordenadora do CAOP/DH, o objetivo é promover um espaço qualificado para discussão sobre educação e saúde emocional e mental do educador. “A abordagem enfatizará a nova normalidade proveniente do contexto da pandemia da covid-19, além de temáticas sobre valorização da vida, que auxiliem os profissionais da educação no manejo e enfrentamento de questões relacionadas a automutilação e ao suicídio na comunidade escolar”, explica.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, ressalta a importância da iniciativa e diz que a escola judicial está atenta aos desafios sociais e suas repercussões no âmbito do Judiciário. “Submetidos a uma rotina muitas vezes exaustiva, os educadores lidam não somente com as questões de ensino e aprendizagem. Os desafios educacionais passam pela manutenção da saúde mental tanto de professores como de alunos. É preciso estar preparado”, analisa.

CERTIFICADOS

Para solicitar certificado, é necessário acompanhar todo o evento e, ao final, se cadastrar por meio de formulário eletrônico disponível AQUI, anexando texto com breve Registro Reflexivo sobre os temas abordados. A avaliação deve ser enviada, até 15 de setembro, para emissão automática da certificação.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OS PALESTRANTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *