Pesquisas encomendadas por partidos e pré-candidatos são mantidas em sigilo

Pré-candidatos e partidos políticos vem fazendo de forma sistemática um monitoramento do cenário eleitoral de São Luís, porém como os números não vem agradando até o momento, elas estão sendo mantidas em sigilo, longe do alcance da população. Na avaliação dos políticos e analistas, um dos argumentos para manter os dados em segredo é que eles não estariam ainda retratando a realidade.

Duas pesquisas feitas recentemente de institutos de credibilidade no Maranhão, e elas já circulam na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, mas ambas não foram divulgadas, pois não foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral.

Como os números ainda mantém um cenário, muito parecido com o registrado ainda na minha primeira e única pesquisa registrada em São Luís, que foi divulgada em fevereiro desse ano, os políticos avaliam que a realidade ainda não está sendo aferida.

Para alguns, o povo ainda não voltou para as ruas, ou seja, não podem ser entrevistados pelos institutos. E nessa classificação, eles estão botando estudantes e professores que permanecem em casa e também profissionais da saúde, que não teriam tempo para responder questionários.

A tese é aceitável, mas devemos lembrar que estudante e professor não sai de casa só para ir a escola ou faculdade, assim como também profissionais da saúde sempre tiveram uma vida corrida.

Porém para começar a tirar essas dúvidas do eleitorado, o Blog Diego Emir passa a contribuir com o debate eleitoral e divulgará amanhã a primeira pesquisa eleitoral registrada no TSE, após iniciada a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

A empresa responsável por coletar os números foi o Instituto Prever, que possui grande credibilidade e acreditação no meio político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *