PCdoB de São Benedito do Rio Preto está em guerra declarada

Uma guerra está sendo travada no PCdoB de São Benedito do Rio Preto, município de quase 20 mil habitantes na porção leste do estado. O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, anunciou em um vídeo divulgado recentemente que o atual prefeito da cidade, Maurício Fernandes, está como presidente do diretório municipal do partido. Mas Wilson Viana também membro do partido, distribuiu um comunicado afirmando que ele é o presidente de fato do PCdoB em São Benedito do Rio Preto.

A confusão está criada, pois Maurício Fernandes está cassado desde o dia 11 de março de 2020 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas recorreu da decisão ao TSE e está no cargo por enquanto. Diante dessa situação, o atual gestor já anunciou que o médico Bonifácio será o seu candidato para a disputa eleitoral.

Mas a base política de Maurício não quer o Bonifácio como candidato e argumenta que ele sequer é da cidade; que só entrou no último dia no partido e apenas para concorrer ao cargo mais importante de São Benedito.

Além disso, agora surge uma contestação por parte de Wilson Viana. De acordo com o comunista histórico de São Benedito do Rio Preto, o PCdoB modificou informações do diretório municipal, o qual tinha ele como presidente, e agora aparece Maurício Fernandes como presidente.

Outro problema grave que apontam é que o vídeo divulgado por Márcio Jerry estaria infringindo o estatuto do partido que deve ser seguido e, principalmente, a Lei das Eleições, a qual diz que é na convenção partidária/eleitoral que os candidatos serão escolhidos.

Vale lembrar que Márcio Jerry tem todo o direito de ter um candidato de sua preferência, mas ele, por mais que seja o presidente do partido, não pode passar por cima da Lei e, sobretudo, supostamente atropelar o diretório municipal, os demais membros do partido e os convencionais com direito à escolha.

Os próprios membros do partido vermelho lembram que ninguém pode atropelar a democracia, pois ainda que sigam a doutrina comunista, o regime em que vivem é democrático.

Veja o vídeo de Márcio Jerry e em seguida o posicionamento de Wilson Viana:

Amigos e amigas de São Benedito, aqui quem fala é Wilson Viana, sou presidente do comitê municipal do PCdoB e vou deixar uma rápida mensagem. Fomos todos surpreendidos com a fala do nobre deputado federal Marcio Jerry, mencionando sobre a eventual candidatura a prefeito de outra pessoa aqui em São Benedito. Nunca é demais lembrar que não é a direção estadual ou mesmo nacional que escolhe os candidatos a prefeito e vereador. Na forma do nosso estatuto e principalmente na forma da lei das eleições, quem define é a convenção. A convenção municipal que ainda sequer tem data para acontecer. De modo que esse direito que é dos convencionais escolher os candidatos, disso nós nao nos afastaremos, porque além de ser determinado pela lei, pelo estatuto, é também a forma mais democrática de escolha do candidato a prefeito e os candidatos a vereador do PCdoB em São Benedito. Sou presidente do comitê municipal de São Benedito, meu mandato está vigente, nós somos eleitos, eu e os demais companheiros, de modo de que em momento oportuno, na forma da lei, será determinada a convenção, e lá sim, o candidato a prefeito e os vereadores do PCdoB de São Benedito serão escolhidos. Muito obrigado.

1 thought on “PCdoB de São Benedito do Rio Preto está em guerra declarada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *