Adriano é a grande novidade da eleição em São Luís e a oportunidade de renovação do Grupo Sarney

Apesar do foco da eleição para a disputa da Prefeitura de São Luís estar praticamente na direção de Eduardo Braide, Duarte Júnior, Neto Evangelista e Rubens Pereira Júnior, existe uma grande novidade na corrida eleitoral desse ano: Adriano Sarney. Ele será responsável por fazer história, caso mantenha-se não briga pelo Palácio de La Ravardiere.

Desde a redemocratização do país, São Luís já teve nove disputas para o cargo de prefeito e em nenhuma delas teve a presença de um Sarney.

O grupo que sempre temeu o eleitorado de São Luís, preferiu terceirizar o desafio de disputar a eleição na capital. E todos fracassaram, coincidentemente o que chegou mais próximo foi aquele que tinha laços políticos e familiares mais estreitos com o Grupo Sarney.

Foi João Alberto que em 1992 foi ao segundo turno contra Conceição Andrade, apoiada por Jackson Lago.

Antes Jaime Santana e Carlos Guterres também chegaram próximos, mas fracassaram.

Depois da derrota de 92 no segundo turno, o Grupo Sarney se distanciou completamente. Em 1996, apoiou Pedro Fernandes terminou com 7%; 2000 Jackson e Roseana estavam unidos; 2004 Ricardo Murad (recém-aliado, antes era adversário) terminou com 7%; 2008, um consórcio com Raimundo Cutrim, Gastão Vieira, Cleber Verde, Waldir Maranhão e Pedro Fernandes nem chegou perto dos 15%, todos juntos; 2012 foi a vez de Washington Luiz que terminou com 11% e 2016, o vexame com Fábio Camara e os seus 3%.

Posto isso, o deputado estadual Adriano Sarney será o primeiro membro da família Sarney a encarar a disputa na capital maranhense. Sem temer a população ludovicense, o parlamentar cria um laço com o povo daqui, está dentro das comunidades, visita às feiras, pisa na lama dos problemas de uma cidade que tem mais de 400 anos.

Adriano Sarney teria a oportunidade de revidar o discurso falacioso que Flávio Dino, o PCdoB e aliados usaram nas campanhas de 2014 e 2018, ao afirmar que o Grupo Sarney mandou no Maranhão por 50 anos. O deputado estadual poderia usar com razão e este sim verdadeiro, o discurso que o PDT está mais de 30 anos comando da capital. Todas as eleições desde 1988 tiveram o PDT a frente com Jackson Lago (1988, 1996 e 2000), Conceição Andrade (1992), Tadeu Palácio (2004), Castelo (2008) e Edivaldo (2012 e 2016). E os problemas seguem os mesmos.

Porém, Adriano Sarney mostra que São Luís está cansada de picuinhas, de querelas políticas etc. O deputado estadual tem um discurso propositivo para São Luís. Tanto que assim já faz na Assembleia, garantindo aprovação de importantes projetos: suspensão da cobrança de empréstimos, proibição do corte de serviços essenciais durante a pandemia, oxímetro gratuito nas farmácias etc.

Adriano tem formação em Economia com pós-graduação em uma das universidades mais importantes do planeta, Harvard nos Estados Unidos. Profundo conhecedor de temas econômicos, sociais, ambientais etc.

A entrada de Adriano Sarney é a oportunidade de enriquecer um debate político em São Luís, que anda tão baixo, basta lembrar que ainda se debate quem mais asfaltou a cidade.

2020 é uma oportunidade única para o Grupo Sarney ganhar um novo oxigênio, assim como fez ACM Neto na Bahia. O carlismo que estava desgastado, praticamente morto, deu a volta por cima com as duas gestões exitosas em Salvador, através do neto de Antônio Carlos Magalhães.

Hoje, o herdeiro de ACM é cotado para disputar o governo baiano ou à presidência da República em 2022.

O grupo Sarney poderia mirar nesse exemplo para quem sabe voltar obter vitórias. Depois de 2018, quando Roseana, Lobao e Sarney Filho foram derrotados, basta pequenos erros ou novas omissões para que o grupo político seja varrido definitivamente.

Adriano Sarney é o último fio de esperança e José Sarney com certeza também tem essa visão, e ainda que não consiga unificar seu grupo aqui no Maranhão para esta batalha, ele de alguma forma poderá ajudar o neto a trilhar este caminho de quem sabe reconstrução.

7 thoughts on “Adriano é a grande novidade da eleição em São Luís e a oportunidade de renovação do Grupo Sarney

  1. Análise perfeita. Para mim o Adriano é o pré-candidato mais preparado e já demonstrou que tem coragem e determinação, pois mesmo com a amaeça da Roseana entrar no jogo sucessório manteve-se firme e continuou na disputa. Penso que é o momento dele mostrar que tem suas próprias idéias, que não tem amarras, por exemplo. Tenho gostado da sua postura e tantos outros mais. Ele realmente é a grande surpresa e pode surpreender.

  2. Eu acredito em Adriano Sarney! Ele mostra ter ótimos projetos, e no meio dessa pandemia com todas as dificuldades, ele não foi um político que ficou atacando um e outro, ele realmente se preocupou com as pessoas e fez muitos projetos importantes para aquele momento. Isso é sinal que ele realmente tem preocupação com as pessoas, a preocupação dele não é com o poder, como é a preocupação de Flávio Dino.

  3. Esse tem respeito. Tem feito um bom mandato como Deputado. Conseguiu aprovar projetos de cunho social que estão benefiando milhares de pais e mães e de família como a Lei dos Consignados e da proibição do corte de serviços essenciais. Nunca votei em Sarney e independente de sobrenome o cara é trabalhador e já conquistou meu voto. To com ele.

  4. O deputado Adriano Sarney exerceu um papel fundamental no enfrentamento do Covid-19, agiu como um verdadeiro líder. Seus projetos foram beneficiaram milhares de pessoas e diminuíram os impactos negativos desse momento crítico que ainda estamos vivendo.

  5. E um bom nome é uma boa pessoa são Luís está precisando de pessoas novas na política Adriano e renovação Eu acredito..

  6. ANALISE PERFEITO E MUITO REAL

    Essa matéria é super real, o Dep. Adriano Sarney um jovem político da nova geração estar crescendo não só pelas suas andanças nos bairros e também pela sua atuação na Assembleia Legislativa, e sim, por sua competência e segurança que passa à população. Ele estar preparado e será o melhor prefeito da história de São Luís, as suas ideias transformarão a capital maranhense numa VISÃO DE MUNDO. Pra quem conhece o Dep. Adriano Sarney sabe que com ele prefeito, as suas ideias não serão fantasia e não ficarão só na teoria, com ele no comando da municipalidade, teremos o melhor PLANO PRÁTICO E POPULAR DE GOVERNO nunca visto na história de São Luís. Pra nós que nunca deixamos de visitar as comunidades devido nossas lutas permanentes no campo do terceiro setor, pelo que estamos ouvindo nos bairros não será surpresa nesta eleição a chegada do Dep. Adriano Sarney a prefeitura de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *