Homens maranhenses estão entre os que menos participam das tarefas domésticas no Brasil

Levantamento do IBGE, mostra que apenas 66,2% dos homens maranhenses realizaram algum tipo de afazer doméstico em 2019. No Maranhão, 4,22 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade tinham realizado atividades de afazeres domésticos no próprio domicílio ou em domicílio de parente, o que correspondeu a uma taxa de realização de 78,5%. Dentre todas as UFs, a taxa de realização de afazeres domésticos no Maranhão é a penúltima, ficando à frente apenas do estado do Rio Grande do Norte, 75,9%. As maiores taxas de realização foram detectadas no Amapá (91,1%) e no Rio Grande do Sul (90,5%). Para Brasil, essa taxa era de 85,7%.

O Maranhão registrou diferença de taxa de realização entre homens e mulheres de 23,7 pontos percentuais (p.p.). Enquanto 89,9% das mulheres realizaram alguma atividade de afazer doméstico, essa proporção era de 66,2% entre os homens em 2019, a segunda mais baixa do país, superior apenas à do Rio Grande do Norte (62,2%).

Observando a taxa de realização de afazeres domésticos por sexo e idade, no estado, nota-se maior diferença na faixa etária de 14 a 24 anos de idade, em que a taxa de realização das mulheres é 26,4 p.p. maior que a dos homens.

Já a taxa de realização de afazeres domésticos por sexo e cor/raça foi de 87% para mulheres brancas, 90,2% para mulheres pretas e 90,6% para mulheres pardas. Dentre os homens, a taxa foi de 63,6% para brancos, 67,8% para pretos e 66,3% para pardos.

Quanto à taxa de realização de afazeres domésticos por sexo e nível de instrução, observa-se, no Maranhão, que, à medida em que se eleva a escolaridade dos homens, maior é a participação deles nas tarefas domésticas.

Enquanto a diferença entre homens e mulheres no grupo “sem instrução e fundamental incompleto” é de 26,1 p.p., no grupo de pessoas com “superior completo” a diferença cai para 10,4 p.p.

Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) – Outras Formas de Trabalho, referente a 2019, divulgada hoje (04) pelo IBGE. A pesquisa abrange quatro tipos de trabalho: Afazeres Domésticos, Cuidado de Pessoas, Produção para o Próprio Consumo e Trabalho Voluntário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *