Uma reflexão para a Páscoa
Por Carlos Madeira
Para a Igreja Católica, como bem o sabemos, as celebrações da Semana Santa possuem um grande significado, por simbolizar a lembrança do sofrimento e da morte de Jesus Cristo, integrando as festividades da Páscoa, que terão seu ponto mais marcante no Domingo da Ressurreição.
Entre os evangélicos, a Semana Santa não possui esse significado secular tão acentuado quanto entre os católicos; as celebrações, por isso mesmo, acontecem normalmente, sem quaisquer modificações em suas atividades.
Nestes dias dramáticos vividos pela humanidade, e em especial pelos que moram em São Luís, devemos – sejamos católicos ou evangélicos – ter bem presente entre nós o verdadeiro significado da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
Com a sua morte, Cristo deixa para a humanidade a mensagem do sacrifício pelos nossos pecados; com a sua ressurreição, Cristo supera a morte e consolida a vitória da fé.
Que estes fundamentos de fé se fortaleçam entre todos nós nestes dias turvos e de tantas incertezas e que, assim, possamos reverenciar os mandamentos de Jesus Cristo: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (João 14:21).
Fazer o bem, sempre; ser tolerante; acreditar no amanhã; amar ao próximo como a si mesmo e, assim, não utilizar o poder (político ou econômico) para maltratar ou subjugar pessoas são os mandamentos mais atuais para termos uma vida verdadeiramente cristã!