Cinco partidos concentram 2/3 dos vereadores de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís foi sempre conhecida pela pluralidade e garantia de representatividade a partidos sem grande expressão no cenário nacional, esse foi caso de PMN, DC (antigo PSDC), Patriota (antigo PEN e PRP), que por vários anos mantiveram representantes no parlamento. Porém por conta das mudanças das regras eleitorais e em busca de maior força na disputa desse ano, apenas cinco partidos concentram 2/3 dos vereadores.

PDT e DEM concentram as maiores bancadas, cada um com 5, totalizando 10 no total, o Podemos e o PCdoB ainda ficaram com quatro nomes cada um e o PSL com mais dois, totalizam 20 vereadores.

Apenas onze vereadores de forma individual ficaram espalhados nas seguintes legendas: PL, PT, SDD, Republicanos, PTC, PMB, PSC, PSL, Avante, PRTB, PSD e PTB.

No total, 16 partidos garantem representatividade. Esse é o menor número de partidos com representatividade na Câmara de São Luís, desde que o parlamento passou a ser composto por 31 vereadores. Em 2012, foram 17 partidos em 2016 foram 19 legendas.

Algumas grandes legendas ficaram sem representantes no Plenário Simão Estácio da Silveira, caso do PSDB, PSB, MDB, PP e Cidadania.

Disputa majoritária 

Se for levado em consideração a atual formatação das pré-candidaturas majoritárias para a disputa desse ano, Neto Evangelista é o que possui a maior base com dez aliados (PDT e DEM). Eduardo Braide conta com seis vereadores (Podemos, PSC e PSD). Rubens Júnior e Duarte Júnior possuem um grupo de 4 parlamentares, o secretário de Cidades conta com o PCdoB e o deputado estadual com PSL, Republicanos e PTC.

Detinha (PL) conta dois aliados no parlamento municipal, o ex-juiz Madeira (SDD), Apostolo Silvio Antônio (PRTB) e o possível candidato do PT contariam com um aliado.

Apenas dois vereadores estariam tecnicamente soltos, eles seriam Joãozinho do PTB, partido que ainda não definiu sua situação e Silvino Abreu do PMB, que vive a mesma situação.

2 thoughts on “Cinco partidos concentram 2/3 dos vereadores de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *