Dr Gonçalo é o personagem principal na disputa pela liderança da bancada maranhense em Brasília

Na próxima semana, os deputados federais e senadores maranhenses escolhem o novo coordenador da bancada no Distrito Federal. Três parlamentares se movimentam pelo posto – Gil Cutrim (sem partido), André Fufuca (PP) e Junior Lourenço (PL) – porém, os dois últimos estão mais fortes na disputa. De acordo com a conta os legisladores, a disputa está dividida em 10 a 10, e o voto que irá definir será do Dr Gonçalo (Republicanos), aliado do vice-governador Carlos Brandão.

Dr Gonçalo tornou-se personagem principal nessa disputa, tanto que vem sendo cortejado por dois grupos. O que possui André Fufuca a frente é tratado como governista por contar com apoio dos mais próximos ao governador Flávio Dino (PCdoB). Já o de Júnior Lourenço conta tanto com aliados do Palácio dos Leões, mas em sua maior parte com oposicionistas e é tratado como o candidato de Josimar de Maranhãozinho.

André Fufuca conta com o apoio dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania). Entre os deputados apoiam o progressista: o atual coordenador de bancada, Juscelino Filho (DEM); Pedro Lucas Fernandes (PTB), Bira do Pindaré (PSB); Zé Carlos (PT); Gastão Vieira (PROS); Márcio Jerry (PCdoB) e provavelmente com Gil Cutrim, caso não vá para disputa.

Já Junior Lourenço está contando com o apoio do senador Roberto Rocha (PSDB) e dos deputados: Josimar de MA (PL); Eduardo Braide (Podemos); Edilázio (PSD); Aluísio Mendes (PSC); Marreca Filho (Patriotas); Hildo Rocha (MDB); João Marcelo (MDB) e Pastor Gildenemyr (PL).

Com o empate entre os dois grupos, o voto de Dr Gonçalo está sendo muito cobiçado e será decisivo, a sua opinião vem sendo tratado como o voto de minerva.

Desde que Flávio Dino é governador do Maranhão, apenas em uma oportunidade o Palácio dos Leões não conseguiu eleger o coordenador de bancada, que foi em 2018, quando Luana Costa foi eleita. Nos outros anos, estiveram a frente Pedro Fernandes em 2015, Fufuca e Juscelino em 2016, Rubens Júnior em 2017 e Juscelino Filho em 2019.

A função do coordenador de bancada estadual é examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *