Covid-19: Diretoria de Saúde orienta sobre autocuidado, equilíbrio emocional e alimentação

Uma equipe multidisciplinar da Diretoria de Assistência Médica e Serviço Social da Assembleia deu início, na manhã desta quarta-feira (18), às visitas aos setores da Casa para orientar e tirar dúvidas sobre cuidados com higiene pessoal, alimentação e equilíbrio emocional, haja vista a propagação e disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

A ação integra uma série de medidas internas adotadas pelo Poder Legislativo, visando à garantia da segurança dos parlamentares, servidores e colaboradores, apesar da pandemia não ter chegado ao Maranhão.

De acordo com a enfermeira Katyane Vasconcelos, o principal objetivo é informar. “Essa troca de experiências é importante para garantir mais segurança aos funcionários e, também, para que eles possam mudar comportamentos e se preparar para qualquer eventualidade”, explicou.

A equipe reforçou a importância dos cuidados básicos com a higiene pessoal. “Nós temos de mudar nosso comportamento, principalmente com relação ao contato físico e limpeza das mãos. É necessário manter uma distância adequada em ambientes fechados, evitar tocar no rosto e usar o cotovelo ao tossir ou espirrar”, pontuou, ressaltando que álcool em gel é necessário, mas não substitui a lavagem das mãos, pois é o procedimento mais prático, tanto em casa quanto no local de trabalho, pois o sabão é um produto mais eficaz quando se trata de prevenção.

Na visita, a psicóloga Flávia Uchôa abordou equilíbrio psicológico em meio à pandemia. “Nossa proposta é informar não somente quanto à questão do autocuidado, mas, também, do equilíbrio psicológico, já que vivemos dois momentos extremos: por um lado, uma população resistente às informações; por outro, pessoas extremamente apavoradas, que não sabem lidar com as fake news”, avaliou.

Hábitos alimentares

A nutricionista Nayara Tavares distribuiu um folder informativo contendo dicas de hábitos alimentares essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico em tempos de coronavírus, como, por exemplo, o aumento do consumo de frutas e legumes, ingestão de água e redução do consumo de bebida alcoólica e industrializados. O material inclui uma lista de alimentos essenciais para melhorar a imunidade, esclarece sobre os principais sintomas do coronavírus (febre alta, dor de cabeça, tosse seca e intensa, calafrios, dor de garganta, falta de ar e secreção de catarro com pus) e como prevenir o contágio.

“A imunidade está diretamente relacionada à prevenção, que tem a alimentação saudável como grande aliada. Sempre devemos optar por alimentos saudáveis, evitando medicações desnecessárias. Além de ser mais econômico, é mais eficaz. A qualidade do sono e atividades físicas regulares também favorecem a imunidade”, acentuou a profissional.

O subdiretor de Orçamento da Assembleia, Abimael Linkon, um dos servidores que acompanhou atentamente as orientações, está fazendo a parte dele. “Precisamos estar cientes de que não temos estrutura para suprir as necessidades, caso grande número de pessoas seja infectado. Por isso, temos que cuidar de nós mesmos e das outras pessoas. É responsabilidade de todos manter um cuidado especial com a higiene, o que pressupõe não somente lavar as mãos, mas seguir todos os procedimentos recomendados. O álcool em gel está sempre comigo”.

Abimael elogiou a iniciativa da Diretoria de Saúde. “Nós escutamos muitas coisas, mas, também, nos restam muitas dúvidas. E com essas visitas individualizadas, acabamos tendo a oportunidade de perguntar e eles, de esclarecerem as nossas dúvidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *