Gastão Vieira defende auditoria da PF no ENEM e no Sisu

Em entrevista hoje à Rádio Mirante AM, o deputado federal Gastão Vieira (Pros) falou sobre os problemas apresentados na realização do ENEM (Ensino Nacional de Ensino Médio), com a falha na correção de cerca de 30 mil provas, e o adiamento na divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Segundo o parlamentar isso quebrou a confiança que as pessoas tinham no processo de acesso às universidades.

“O ENEM passou a ter uma importância enorme para a educação brasileira. De um lado, para cobrir a falha do MEC por não ter conseguido, até hoje, resolver a deficiência do Ensino Médio. Então criou-se o ENEM, que obriga o aluno a estudar independentemente de estar em uma escola pública ou não. Os alunos focaram no exame e agora, com estes problemas, a confiança no exame foi quebrada”, disse.

Para Gastão Vieira os problemas não estão no sistema, na forma de avaliação dos estudantes, mas sim na baixa capacidade técnica da equipe do INEP, “na minha opinião faltou preparo técnico da equipe para lidar com os imprevistos, fazer o processo andar sem tantos tropeços. Falo isso porque na falha da correção dos mais de 30 mil gabaritos, quem nos garante que a coisa foi resolvida de forma justa? Quem nos garante que essa suspensão no resultado do Sisu não está escondendo uma outra falha ainda mais grave?”.

O parlamentar defende uma auditoria em todo o processo. “O Ministério Público Federal deve acionar a Polícia Federal e solicitar uma auditoria para saber onde está o erro e quem são os responsáveis. É uma situação muito complexa, mexe com mais de 5 milhões de estudantes, mexe com o sonho de milhões de famílias que esperam que seus filhos entrem em uma universidade por meio de uma seleção justa, transparente e esses tropeços no meio do caminho certamente quebraram a confiança de todos no ENEM e no Sisu”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *