Ao tentar atacar Duarte Jr, Weverton faz uso de fala preconceituosa e desperta ira de mães de autistas

O senador Weverton Rocha (PDT), numa clara tentativa de atacar e isolar a pré-candidatura de Duarte Júnior (PCdoB), a Prefeito de São Luís, fez uso de uma fala preconceituosa, que o próprio reconheceu como uma declaração infeliz. Ao analisar os pré-candidatos, o pedetista afirmou: o “próximo prefeito não pode ser autista, achando que sozinho vai resolver o problema”.

A fala repercutiu muito mal na sociedade, e as Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos Coletivos e Difusos da OAB do Maranhão se manifestaram, repudiando as declarações de Weverton Rocha. “Mais do que demonstrar um total desconhecimento acerca das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a fala do Senador desrespeitou a dignidade humana, não só das pessoas com TEA mas, também, de seus familiares e de todas as demais pessoas com outros tipos de deficiência que, diuturnamente, lutam para romper com inúmeros estigmas”, apontam as presidentes das comissões.

A declaração do senador Weverton Rocha abre margem para interpretação pejorativa sobre o autismo, que é um problema psiquiátrico do qual costuma ser identificado na infância, entre 1 ano, e afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

As mães de crianças com TEA também ficaram revoltadas com a postura do senador e utilizaram as redes sociais para disparar falas de total repúdio a Weverton Rocha, que por sua vez respondeu afirmando “usei muito inadequadamente, em uma entrevista de rádio, o termo autista. Mas, na mesma entrevista, pedi desculpas e lembrei que meu respeito demonstro todos os dias em ações . Tenho uma funcionária no meu gabinete que é militante do movimento em defesa da causa dos autistas, tenho uma irmã deficiente auditiva e sei a luta dela e tenho vários projetos em defesa das pessoas com deficiência e autistas. Peço mais uma vez desculpas por usar inadequadamente o termo e volto a me comprometer em favor da causa”.

*Com informações do blog do Neto Ferreira

4 thoughts on “Ao tentar atacar Duarte Jr, Weverton faz uso de fala preconceituosa e desperta ira de mães de autistas

  1. Fica notório nas próprias palavras do então senador, que o mesmo não tem apresso algum pela vida ou condição humana. Apenas “falácias”, que o povo deveria ter um olhar mais atento quanto a esso tipo de “pessoa”.

  2. Boa Noite, muitas das vezes usamos as palavras de forma errada, quando estamos a defender alguma causa.Este foi o que aconteceu com o Senador Weverton Rocha . Mas também vi que ele foi humilde em pedir desculpas, pelo ocorrido, agora pergunto: quem nunca errou, que atire a primeira pedra? É muito fácil acusar alguém por apenas uma fala, é neutralizar todas as defesas que ele tem feito por está causa, que está em pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *