O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos) já aparece em enquetes e sondagens bem posicionado para a sucessão do governador Flávio Dino (PcdoB). Apesar dos anos que ainda faltam para o pleito, antecedido pelas eleições municipais de 2020, os prováveis pré-candidatos começam a se movimentar com certa antecedência de viabilizarem seus nomes.

A instabilidade política dos últimos anos – que resultou em um mais um Impeachment de um presidente brasileiro – e o agravamento da crise econômica trouxeram impactos negativos à classe política, que tem se antecipado para as eleições, cada vez mais disputadas.

O cenário de 2022 começa a se desenhar com políticos jovens se posicionando bem, todos com trajetória consolidada de atuação política, a exemplo do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), do senador Weverton Rocha (PDT) e do vice-governador Carlos Brandão. São quadros que possuem estrutura para concorrer ao cargo de governador e atividade eleitoral em todo o estado.

Experiência – O vice-governador tem surpreendido ao aparecer em destaque em consultas prévias informais e em pesquisas feitas por blogs. Mesmo sem atualmente exercer mandato eletivo, Brandão tem obtido bom desempenho ao representar o governador em solenidades e atuar diretamente em projetos e ações de governo. Apesar da retração econômica, o Maranhão tem se apresentado como um estado equilibrado que, em plena crise, consegue inaugurar obras, tais como estradas e escolas, o que favorece quem participa diretamente da administração estadual. De todos os pré-candidatos, o vice é o que mais ocupou cargos públicos, tendo sido deputado federal por dois mandatos, secretário adjunto de Meio Ambiente, chefe da Casa Civil, com experiência de quem assistiu ao histórico rompimento do ex-governador José Reinaldo Tavares com o grupo Sarney e participou diretamente das duas eleições vitoriosas de Flávio Dino ao governo do Estado. O capital político de quem ocupou cargos públicos de relevância, sem que jamais tivesse sido citado em alguma espécie de denúncia ou ilação negativa também deve pesar a favor de Carlos Brandão.

Muita água ainda deve rolar por debaixo das pontes maranhenses até as eleições de 2022. Mas, mesmo ainda sem alardes, a batalha eleitoral já começou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *