Como o desenvolvimento de competências pessoais pode nos ajudar na carreira e na vida

Pxhere

Em um debate no qual precisamos nos manter firmes e expressar confiança diante da audiência, é importante que nos preparemos para ter uma boa retórica, que deve ser acompanhada de uma postura adequada e da habilidade aguçada de leitura do ambiente, principalmente quando o debate se tratar de uma negociação.

É muito difícil prever quais os obstáculos que teremos de superar quando estamos em pleno desenvolvimento de nossas carreiras – afinal de contas, hoje em dia não se pode contar com a estabilidade e previsibilidade que o mundo profissional tinha anos atrás. Cada vez mais as companhias observam a desenvoltura de seus colaboradores para além de diplomas e cursos técnicos. Conhecidas pelo mundo corporativo como soft skills, estas habilidades podem ser o diferencial que alavancará sua carreira. Para definir o que é uma soft skill, basta olhar para a diversidade de pessoas com as quais você já teve contato. Certamente, alguém se destaca pela sociabilidade, ou seja, essa pessoa tem uma soft skill que pode ser útil em diversos cenários, mas isso não indica necessariamente que se trata de uma qualidade inata.

Em outras palavras, uma soft skill é uma competência que se relaciona com a personalidade e o comportamento do profissional, envolvendo aptidões emocionais, mentais e sociais e que são passíveis de desenvolvimento e aprimoramento. Plataformas focadas na empregabilidade costumam debater sobre as habilidades que estão em alta no mercado. De acordo com a pesquisa Global Talent Trends 2019, feita pelo LinkedIn, existem cinco soft skills que têm ganhado maior protagonismo nas buscas por talentos: criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e gestão do tempo.

A busca pelo desenvolvimento das soft skills tem demonstrado que existem formas inusitadas – e até mesmo divertidas! – de alcançar melhor posicionamento comportamental. Algo bastante procurado ultimamente para colaborar com o desenvolvimento dessas habilidades são os jogos, que criam um ambiente lúdico e seguro para seus participantes, de forma que estes se sintam à vontade para praticar o relacionamento interpessoal.

Pxhere

Tendo em mente que a comunicação vai além do verbal, os jogos auxiliam nas habilidades de escuta ativa e de capacidade analítica dos participantes, que podem melhorar tanto sua forma de interpretação quanto suas previsões de ação. Um jogo bastante popular neste sentido é o pôquer, que potencializa as habilidades mencionadas. A prática, visando o desenvolvimento ou apenas a diversão, também é facilitada: além do pôquer, outros jogos de cassino online podem ser utilizados para aprimorar a aptidão comportamental profissional. O blackjack, por exemplo, pode colaborar bastante e ser um bom treino relativo à tomada de decisão.

A coerência trazida pela narrativa dos jogos também é uma vantagem nesse sentido, uma vez que simula uma análise de caso que demanda tanto ações rápidas quanto planejamento. A interatividade em um jogo é crucial para o seu desenrolar, mas quando inserida em circunstâncias mais soltas a probabilidade de maximização de resultados é uma vantagem competitiva à gamificação em âmbitos profissionais.

Prosperar na sua carreira trará frutos que poderão ser colhidos, sem dúvidas, também nas áreas pessoais. Embora seja difícil sair da nossa zona de conforto para aprimorar pontos que consideramos fracos ou que até nos sejam intrínsecos, mas que estejam precisando de uma certa dose de prática, vale a pena tentar. O importante, em qualquer um dos casos, é que continuemos nos esforçando para ser cada vez mais qualificados e flexíveis às guinadas que o mercado e a vida nos dão. O tempo, com certeza, não será perdido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *