Estevão Aragão chama atenção para importância de políticas públicas no combate à depressão

O vereador Estevão Aragão (PSDB) presidiu, nesta quinta-feira (19), a audiência pública, proposta pela vereadora Bárbara Soeiro (PSC), sobre o tema “Transtornos mentais e suicídio, problemas de saúde pública”. O evento alude ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Estevão Aragão parabenizou a iniciativa, destacando a importância do tema. “Bárbara Soeiro está de parabéns por trazer a temática para a discussão. Suicídio está intrinsecamente ligado à depressão, uma doença que, infelizmente, não tem causa aparente, e que, por isso, deve ser debatida com carinho, atenção e, principalmente, informação”, enfatizou, chamando atenção para falta de políticas públicas voltadas para a prevenção da doença, que já virou uma epidemia nacional.

O vereador apresentou dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Foram cerca de 10 mil casos no Brasil e mais de 300, no ano passado, no Maranhão. Um número muito alto, que nos faz ter a certeza de que é um mal que precisa ser combatido e, para isso, políticas públicas de prevenção e combate ao preconceito e à desinformação são essenciais para desmitificarmos a ideia de que a morte é uma saída para a dor”, disse.

“A depressão não deve ser tratada como frescura e, sim, como uma doença que pode atingir qualquer pessoa, independente de classe social ou religião. Muitas vezes, os próprios familiares são os primeiros a tratarem com preconceito, mas a pessoa que chega ao ponto de tirar a própria vida, com certeza, passou realmente por um momento de extrema dificuldade. Daí a necessidade de políticas públicas voltadas para o assunto”, reiterou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *